G1 Santos

Neymar não transfere título e terá que viajar mais de 9 mil km se quiser votar

today1 de outubro de 2022 34

Fundo
share close

Camisa 10 da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain (PSG) esteve em campo neste sábado (1) na vitória sobre o Nice, pelo campeonato francês. Na quinta (29), o atacante manifestou apoio a Jair Bolsonaro (PL) e agitou as redes sociais.



Neymar declara apoio a Bolsonaro

Neymar declara apoio a Bolsonaro

O camisa 10 da seleção brasileira, Neymar não deve votar no 1º turno das eleições de 2022. O atacante, que neste sábado (1) jogou pelo campeonato francês, em vitória de 2 a 1 do Paris Saint-Germain (PSG) sobre o Nice, não transferiu o título de eleitor e, portanto, não poderá votar em Paris, capital francesa. O domicílio eleitoral do jogador continua sendo em Santos, no litoral de São Paulo.

Na última quinta-feira (29), Neymar manifestou apoio ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). O posicionamento do atleta foi publicado no TikTok.

No vídeo, o jogador dança ao som de uma música que diz “vota, vota e confirma: 22 é Bolsonaro” e faz sinal de 22 com as mãos.

Neymar nas eleições municipais de Santos, em 2012 — Foto: Divulgação

Neymar responde críticas sobre vídeo em apoio a Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução/Twitter

O posicionamento de Neymar agitou as redes sociais e gerou comentários positivos e negativos. O atacante, inclusive, respondeu àqueles que o atacaram pela publicação em favor de Bolsonaro.

“Falam em democracia e um montão de coisa, mas quando alguém tem uma opinião diferente é atacado pelas próprias pessoas que falam em democracia. Vai entender”, postou no Twitter, na noite da última sexta-feira (30).

O primeiro turno das eleições acontece neste domingo (2) e o eleitor que não estiver com título regularizado fica impedido de votar. Para ter quitação eleitoral, a pessoa precisa estar com o voto em dia, ter justificado as ausências e ter atendido às convocações da Justiça Eleitoral, ou ter pagado multas que tenham sido aplicadas.

Ao não participar da eleição, não justificar a ausência e não efetuar o pagamento de possíveis multas, a pessoa fica privada de alguns direitos, como de se inscrever em concursos públicos e tomar posse. Além disso, a não participação nas eleições implica em consequências financeiras, e a pessoa não pode obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, por exemplo.

O que pode e não pode levar no dia de votar?

Para que o eleitor consiga votar é necessário estar com o título de eleitor em dia, mas caso ele, é possível votar outro documento com foto, que não seja o título de eleitor. A Justiça Eleitoral aceita o e-Título, identidade social, carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista e carteira nacional de habilitação.

Todavia, apesar de ser permitido levar todos estes documentos para as eleições, alguns objetos são terminantemente proibidos serem levados às urnas, como o celular. Após fazer a identificação junto ao mesário da seção, o eleitor deve deixar o telefone na mesa. Filmar a urna é considerado crime eleitoral. Caso se recuse a entregar o celular, o eleitor ficará impedido de votar e a presidência da mesa poderá solicitar força policial para lidar com a situação.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

transito-tera-esquema-especial-no-domingo-de-eleicoes-em-santos,-sp

G1 Santos

Trânsito terá esquema especial no domingo de eleições em Santos, SP

Haverá rotas alternativas em vias próximas aos cartórios eleitorais. Cartório da 118ª Zona Eleitoral, em Santos — Foto: Ariane Rocha A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estará com esquema especial no trânsito no domingo (2), em Santos, no litoral de São Paulo. Haverá rotas alternativas em vias onde se localizam os cartórios eleitorais. A CET estará com aproximadamente 50 agentes nas ruas, 17 postos fixos, viaturas e motos para […]

today1 de outubro de 2022 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%