G1 Mundo

Neymar sofre entorse no tornozelo: entenda o que é a lesão

today24 de novembro de 2022 64

Fundo
share close

A lesão no tornozelo sofrida por Neymar Jr. na estreia do Brasil na Copa do Catar é frequente no futebol. Chamada de torção ou entorse, ela surge quando os ligamentos da região são alongados até se romperem. Quando isso acontece, a parte de fora do tornozelo fica dolorida e inchada, assim como aconteceu com o camisa 10 da Seleção.

O atacante também foi visto chorando no banco de reservas pelas imagens exclusivas das câmeras da TV Globo. Após o término do jogo contra a Sérvia, ele foi para o vestiário mancando bastante. O lance que gerou a lesão ocorreu aos 22 minutos do2º tempo de jogo, em uma disputa de bola na entrada da área.

Detalhes de imagem da transmissão oficial da Fifa mostra momento da lesão. — Foto: Reprodução



De acordo com os médicos especializados no tema, a entorse é a mais comum das lesões ortopédicas. E, ao mesmo tempo, é difícil evitar esse tipo de lesão, muito comum entre os esportistas. O próprio Neymar já sofreu outras entorses, sendo uma das mais recentes a que ocorreu em novembro do ano passado em jogo pelo PSG.

Muitas vezes, nem precisa ser um atleta para sofrer esse tipo de lesão. Uma torção pode aparecer ao pisar em falso em um buraco ou quando o salto do sapato quebra, por exemplo. Em geral, isso faz com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora. Além de dor e inchaço, a região costuma ficar roxa.

Após a partida, Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira, disse que será necessário aguardar de 24 a 48 horas para avaliar a evolução do quadro de saúde de Neymar. O departamento médico ainda não marcou exames de imagens, mas a ideia é acompanhar a condição do atacante nas próximas horas.

Qual o tempo médio de recuperação?

De acordo com o médico ortopedista Marcos Marczwski, que trabalha no Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS), o tempo de recuperação depende do “grau de acometimento dos ligamentos”.

“As entorses mais leves, que a gente considera um estiramento do ligamento sem lesão, o retorno pode ser de 7, 10 até 14 dias, depende muito de como ele evolui. Exatamente por isso que o Rodrigo Lasmar informou que ele precisa dessas 24 a 48 horas para fazer uma avaliação mais adequada. E é isso mesmo que a gente faz”, disse Marcos Marczwski.

“As entorses de grau moderado o afastamento pode ser em média de 14 a 21 dias e as entorses mais graves pode levar até um mês ou mais para recuperar. Essa avaliação vai depender dos primeiros dias pós lesão para a gente poder quantificar como esse atleta reage ao processo inflamatório, reage à contusão, e nos dias que vem na sequência são muito importantes para definir um prognóstico”, avalia Marcos Marczwski.

O tratamento começa com aplicação de gelo no local – assim que saiu do campo, aos 34 minutos do segundo tempo, médicos da Seleção aplicaram uma bolsa de gelo no tornozelo do atacante.

“Pelo fato de o Neymar ter se mantido em campo, é um bom prognóstico, fala a favor, geralmente as entorses mais graves limita o atleta, ele tem que sair imediatamente, mas só o médico que está lá tem capacidade de avaliar isso”, explica o médico especialista.

Neymar faz tratamento com gelo no tornozelo direito — Foto: Reprodução/Globo

Entenda a diferença entre fratura, luxação e entorse

Entenda a diferença entre fratura, luxação e entorse




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

defesa-civil-emite-alerta-para-chuvas-e-ventos-fortes-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Defesa Civil emite alerta para chuvas e ventos fortes no litoral de SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, nesta quinta-feira (24), um alerta para chuvas e ventos fortes a partir de sexta (25) em todo o litoral de São Paulo, incluindo a Baixada Santista. A previsão é que os ventos atinjam até 74 Km/h e é esperado um volume de chuva de até 100 mm. . De acordo com o órgão estadual, a previsão de ventos tem validade a […]

today24 de novembro de 2022 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%