G1 Mundo

No Brasil, primeiro-ministro holandês quer discutir defesa da Ucrânia com Lula

today8 de maio de 2023 10

Fundo
share close

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse que vai expor a necessidade de defender a Ucrânia na guerra com a Rússia na terça-feira (9), quando vai se reunir com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que tem criticado o envio de armamentos aos ucranianos.

“Precisamos ajudar a Ucrânia nesta luta”, disse Rutte a jornalistas nesta segunda-feira, no primeiro dia de sua visita ao Brasil.

Rutte disse que explicará a Lula porque a questão de apoiar a Ucrânia é “existencial” para a Holanda, para a Europa e além, uma vez que a invasão russa colocou em risco os valores ocidentais.



“Se Putin for bem-sucedido na Ucrânia, e eu não acho que ele vai ser, não vai acabar aí. As pessoas estão preocupadas com a própria segurança, em Amsterdã, Berlim, Paris e na Europa”, disse Rutte. 

Lula, que tem tentado encorajar os países não envolvidos no conflito a formar um grupo para pressionar pelas negociações de paz, disse que o fornecimento de armas para a Ucrânia estava encorajando a guerra. O governo dos EUA o acusou de “papagaiar” a propaganda russa e chinesa.

O governo holandês está avaliando, com seus parceiros europeus, a doação de caças F-16 para a Ucrânia.

“Estamos discutindo intensamente com a Dinamarca, o Reino Unido, algumas outras partes na Europa e também os EUA sobre os F-16”, disse Rutte em São Paulo.

Mas primeiro é necessário um acordo entre todos os parceiros, como fizeram no passado antes de fornecer os obuseiros Panzer e os tanques Leopard para a Ucrânia, disse o líder holandês.

“O debate está em andamento.”

Rutte está em uma visita de três dias acompanhado de uma delegação empresarial para conversas com foco em comércio e cooperação para agricultura sustentável e transição energética, especialmente para o hidrogênio.

O presidente Lula vai receber o primeiro-ministro holandês em uma cerimônia no Palácio do Planalto, às 16h30 de terça-feira. Os dois devem ter uma reunião reservada por cerca de uma hora.

Às 18h, está marcada uma coletiva de imprensa, onde Lula e Rutte devem falar sobre o encontro. Em seguida, o presidente brasileiro irá oferecer um jantar ao primeiro-ministro holandês no Itamaraty.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-aviao-pega-fogo-ao-pousar-em-el-salvador

G1 Mundo

Vídeo: avião pega fogo ao pousar em El Salvador

Ninguém ficou ferido, segundo o órgão responsável pelos aeroportos do país. Avião da Força Aérea de El Salvador pega fogo depois de aterrizar, diz mídia do país Um avião da Força Aérea de Salvador pegou fogo ao pousar no domingo (7) em um aeroporto perto da cidade de San Salvador. De acordo com a mídia do país, o avião havia sido usado na comemoração do Dia do Soldado, e deveria […]

today8 de maio de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%