Prefeitura de Guarujá

No Dia Mundial da Água, Guarujá retoma Programa Caminhos da Mata

today21 de março de 2023 13

Fundo
share close

Cidade tem programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água, com atividades voltadas à educação ambiental

Para comemorar o Dia Mundial da Água – celebrado em 22 de março, a Prefeitura de Guarujá retoma o Programa Caminhos da Mata este ano e realizará três dias de atividades, a partir de hoje, com discussões quanto ao impacto e remediações de eventos climáticos extremos e ações de educação ambiental. As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a partir desta quarta-feira (22).

O Caminhos da Mata possui 11 roteiros de temas distintos e transdisciplinares por pontos da Cidade. São realizadas práticas de educação ambiental, a fim de auxiliar e conscientizar os participantes para questões de cuidado e preservação. O programa atende instituições de ensino municipal, estadual e particular, além de universidades, Organizações Não Governamentais (ONGs) e sociedade civil organizada.

Programação

Abrindo a programação do Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira (22), às 8h45, será realizada a 6ª Reunião Ordinária do Grupo Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro, por meio da plataforma Microsoft Teams com um link disponibilizado para quem entrar em contato com o Departamento de Gestão da APA Serra de Santo Amaro, pelo telefone (13) 3308-7865. Entre outros assuntos, a água integrará a pauta da reunião com destaque para os danos causados pelas fortes chuvas recentes e o Plano de Auxílio Mútuo de Guarujá.



Já quinta-feira (23), a Semam fará a primeira saída, do ano, do Programa Caminhos da Mata, com a participação de 25 crianças do Parque da Montanha, assistidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC1 (Favela Porto Cidade), que integra um projeto social da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

As crianças sairão do Parque da Montanha, às 7h30, com destino à Reserva Ambiental Sítio São Pedro, na APA Serra do Guararu. Com elas, a Semam abordará temas como preservação da Mata Atlântica (principalmente a floresta ombrófila – que quer dizer amiga das chuvas), a importância das abelhas sem ferrão, manutenção de viveiro de árvores nativas, além de processos envolvidos na criação de horta e compostagem.

E na sexta-feira (24), alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Ômega farão visita, a partir das 14 horas, à Estação de Tratamento de Água (ETA) Jurubatuba, em Guarujá. Eles serão recebidos por funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que os acompanharão na visita, com explicações quanto à captação, etapas de tratamento e distribuição da água potável ao Município.

Dia Mundial

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como data para reflexão sobre a importância da água para a sobrevivência no planeta e discussão de medidas para a sua preservação.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cidade-criminaliza-protestos-perto-de-evento-drag-queen-para-criancas

Gospel Prime

Cidade criminaliza protestos perto de evento drag queen para crianças

Uma cidade canadense promulgou uma medida para criminalizar protestos perto das instalações da cidade em meio a um número crescente de manifestações em eventos de drag queens realizados para crianças em bibliotecas. Sendo assim, o Conselho Municipal de Calgary votou 10-5 para aprovar um novo estatuto na semana passada proibindo protestos perto das instalações da cidade, conhecido como o Estatuto de Acesso Seguro e Inclusivo. A política entrou em vigor […]

today21 de março de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%