Uma nova passagem para circulação de veículos foi implantada na Avenida Afonso Pena, em Santos, no litoral de São Paulo. O acesso foi criado a partir da abertura do canteiro central da avenida, entre as ruas Padre Anchieta e Frei Vital. O trecho permanece com mão dupla de direção, e recebeu sinalização semafórica.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), a medida faz parte de um projeto desenvolvido pela empresa que irá proporcionar novas opções para o trânsito entre os bairros do Macuco, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia.
Com a abertura do canteiro central, os veículos que seguem pela Padre Anchieta poderão acessar a Avenida Afonso Pena e realizar a conversão em direção aos bairros da Aparecida e Ponta da Praia.
Além disso, os motoristas terão a possibilidade de prosseguir para acessar a Avenida Pedro Lessa ou ainda, mais adiante, a Rua Frei Francisco Sampaio.
Nova passagem na Avenida Afonso Pena gera mais opções para circulação de veículos, segundo a CET. — Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
Já no sentido oposto, os condutores que estão na avenida Pedro Lessa podem acessar a rua Frei Vital e cruzar a avenia Afonso Pena, seguir até o cruzamento com a Avenida Siqueira Campos e ir em direção à bacia do Macuco.
A partir deste ponto, os motoristas poderão ingressar na Avenida Governador Mário Covas Jr. ou acessar a Avenida Perimetral. O novo esquema foi ativado na última terça-feira (23), às 9h.
Além da nova passagem, o projeto viário contempla o fechamento de dois pontos de retorno com baixa demanda de movimento em relação ao total de veículos que trafegam pela Afonso Pena: próximo à Rua Major Santos Silva e no cruzamento com a Rua Pedro Ivo.
Os motoristas que executam o retorno na rua Major Santos (sentido José Menino/Ponta da Praia) representam apenas 9% do total de condutores da avenida. Já esse número cai para 4,6% no sentido oposto. Na Rua Pedro Ivo, a média é de 8% (José Menino/Ponta da Praia) e 4% no sentido oposto.
Segundo a CET, as faixas exclusivas para os retornos e a sinalização semafórica foram removidos nestes trechos, garantido maior fluidez viária e a eliminação do ‘estrangulamento’ do tráfego causado pelos veículos imobilizados nas faixas para retornos.
Ainda de acordo com a CET, a obstrução destas faixas reduz a capacidade viária da avenida e acarretam problemas de segurança. Conforme divulgado pela companhia, aproximadamente 1,3 mil veículos trafegam por hora no local em horários de pico.
Com o fechamento desse retorno, os veículos devem voltar à Praça Visconde de Itaboray (sentido José Menino). No sentido oposto, os moradores devem seguir pela Avenida Almirante Cochrane ou realizar a conversão junto à Praça Coronel Fernando Prestes.
O projeto da CET-Santos para a Afonso Pena, que tem cerca de quatro quilômetros de extensão, prevê também conexão com a Avenida Mário Covas Jr., para criação de um grande binário que irá do bairro Ponta da Praia/Estuário até o José Menino.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)