G1 Santos

Novo fardo de navio nazista é encontrado em praia do litoral de SP; ‘interessante e histórico’

today5 de janeiro de 2023 14

Fundo
share close

Três pessoas que estavam fazendo ecoturismo em Peruíbe, no litoral de São Paulo, encontraram um objeto emborrachado na areia da praia do Una. O item foi fotografado pelo trio, que suspeita se tratar de um fardo pertencente a um navio nazista naufragado. A hipótese foi confirmada pelo biólogo Clemente Coelho Jr, que participou de pesquisas sobre o aparecimento desses objetos no Nordeste.

O biólogo e guia ecológio Edson Ventura, de 48 anos, foi uma das pessoas que viu o objeto. Ele conta que estava fazendo o passeio ecológico com outras duas pessoas quando eles avistaram o fardo de longe. Como ficaram curiosos para ver o que se tratava, resolveram chegar mais perto.

“Nós andamos cerca de 500 metros para ver o que era o objeto. Essa foi a primeira vez que eu vi algo desse formato. O fardo estava compactado em camadas e parecia a espessura e material de borracha”, explicou. O biólogo tirou uma foto do objeto, mas não retirou o fardo do local e foi embora.



“Já tinha ouvido falar que esses fardos estavam aparecendo em alguns pontos no litoral paulista e queria achar um deles. E esse dia chegou. Foi muito interessante e histórico, sabendo que se trata de um objeto referente a Segunda Guerra mundial. Estava na minha frente, bem ali na areia”.

Biólogo encontrou objeto de borracha que seria de navio nazista — Foto: Edson Ventura

O pesquisador e biólogo Clemente Coelho Jr, da Universidade Federal de Pernambuco (PE) afirmou ao g1 que o objeto encontrado em Peruíbe se trata de mais um dos fardos de borracha que têm aparecido no litoral nordestino desde 2018. “Recebi apenas fotos, mas tenho 99,9% de certeza, pelas características”.

Segundo o pesquisador, ele foi o responsável pela identificação de mais de 20 fardos que apareceram nas praias de Pernambuco desde o início dos aparecimentos. “O material foi transportado por navio que foi afundado na Segunda Guerra Mundial, próximo à Paraíba. Estamos estudando a possibilidade de ter mais de um navio nazista naufragado, o que deve aumentar a quantidade de fardos”.

O pesquisador diz que os fardos de borracha têm aparecido com frequência pelo litoral paulista, devido as correntes marinhas vindas do oceano. “Na região do Nordeste, onde vem aparecendo desde 2018, o mar se bifurca, com correntes ao sul e ao norte. Com isso, os fardos estão migrando e chegando aos poucos na região da Baixada Santista”, explica ele.

Ainda segundo o pesquisador, os moradores da região devem encontrar mais objetos como esse visto em Peruíbe. “Não sabemos quantos pedaços o navio carregava, então há possibilidades que novos fardos apareçam nas praias. São fardos de látex e é de responsabilidade das prefeituras dar o destino final”, explica Clemente.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Peruíbe, mas até a última atualização dessa reportagem, não obteve resposta.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

duas-linhas-de-onibus-municipais-de-santos-mudam-percurso-a-partir-desta-quinta-feira

G1 Santos

Duas linhas de ônibus municipais de Santos mudam percurso a partir desta quinta-feira

Alteração é provisória, segundo a Prefeitura de Santos. Duas linhas de ônibus municipais de Santos, no litoral de SP, mudam percurso a partir desta quinta-feira (5). — Foto: Prefeitura Municipal de Santos As linhas de ônibus municipais 108 e 198 de Santos, no litoral de São Paulo, têm o percurso alterado no acesso ao bairro Piratininga a partir desta quinta-feira (5). De acordo com a Prefeitura de Santos, a mudança […]

today5 de janeiro de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%