Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
“Agora nosso país votou decisivamente por mudança e pelo retorno à política ao serviço público”, disse Starmer, em seu primeiro discurso como premiê, em frente à residência oficial. A frase é uma referência ao retorno da centro-esquerda ao poder após quase uma década e meia de governo conservador.
Ele prometeu unir o país e se dirigiu especificamente as eleitores que não votaram em seu partido ao discursar antes de entrar na casa em Downing Street.
Starmer se referiu à “falta de confiança” do povo no governo causada pelos últimos anos do governo Conservador, “que só pode ser curada por ações, e não por palavras”. É uma possível referência à crise instaurada após o ex-premiê Boris Johnson depois da descoberta de que ele promoveu festas na residência oficial durante as medidas de restrição de movimento devido à Covid.
Como ordena a tradição britânica, Keir Starmer pediu ao rei Charles 3º a autorização formal do monarca para formar um novo governo.
Keir Starmer discursa no Reino Unido
A audiência em Buckingham foi protocolar, já que o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, confirmou a vitória esmagadora nas eleições para o Parlamento britânico. A legenda conquistou mais de 410 assentos para o Parlamento, superando com folga o mínimo necessário para assegurar a maioria na Casa.
Eram necessários conquistar 326 assentos dos 650 disponíveis no Parlamento do Reino Unido para vencer as eleições. Até a última atualização desta reportagem, os Trabalhistas tinham 412, contra 120 dos Conservadores. Veja os números mais abaixo.
Durante discurso da vitória, Starmer disse que o mandato exigirá “grande responsabilidade” e prometeu trabalhar imediatamente para melhorar o país.
Keir Starmer se reúne com rei Charles III no Palácio de Buckingham
“Temos que devolver a política ao serviço público. Mostrar que a política pode ser uma força para o bem”, afirmou.
O resultado está sendo tratado pela mídia britânica como uma “lavada” dos Trabalhistas. Por outro lado, o Partido Conservador, do primeiro-ministro Rishi Sunak, sofreu uma derrota histórica.
O atual primeiro-ministro, Rishi Sunak, admitiu a derrota e afirmou que ligou para Starmer para parabenizá-lo. Ele também prometeu uma transição pacífica e ordeira.
Keir Starmer celebra vitória do Partido Trabalhista no Reino Unido, em 5 de julho de 2024 — Foto: REUTERS/Suzanne Plunkett
Veja abaixo o desenho do Parlamento do Reino Unido até a última atualização:
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Legenda superou com fola marca dos 326 assentos e será maioria no Parlamento britânico. Conservadores, que estavam no poder havia 14 anos, amargaram uma das maiores derrotas da história. Eram necessários conquistar 326 assentos dos 650 disponíveis no Parlamento do Reino Unido para vencer as eleições. Até a última atualização desta reportagem, os Trabalhistas tinham 412, contra 120 dos Conservadores. Veja os números mais abaixo. Keir Starmer, líder dos Trabalhistas, […]
Fabio Paschoal
19:05 - 21:05
Fabiano Farias
21:10 - 22:10
00:00 - 07:25
Publicar comentários (0)