Prefeitura de Guarujá

Novo sistema vai mapear e ajudar no planejamento da Cidade

today24 de março de 2023 7

Fundo
share close

Ferramenta, 100% on-line, é uma plataforma de gestão de dados, que possibilitará o uso compartilhado e integrado entre as secretarias

A Prefeitura de Guarujá ganhou uma nova ferramenta de monitoramento inteligente com imagens de alta resolução e informações referentes a tudo o que acontece no Município. Trata-se de uma plataforma de gestão de dados, que possibilita o uso compartilhado e integrado entre as secretarias municipais para a tomada de decisões de forma mais rápida e assertiva.

A ferramenta, 100% on-line, permitirá ao servidor público e munícipes, por meio de imagens fotográficas, identificar desmatamentos, construções irregulares, novas ocupações em áreas de risco. Será possível aprimorar a fiscalização de campo, promover a integração com o cadastro mobiliário, entre outras vantagens que o sistema oferece por meio da otimização de recursos, melhoria na qualidade da justiça fiscal e tributária e geração de indicadores.

A apresentação do novo sistema pela Geopixel- empresa contratada pelo Município e responsável pelo georreferenciamento, em fase de implantação, aconteceu na segunda-feira (20), no Delphin Hotel, na Enseada. O encontro contou com a presença do prefeito e de secretários municipais.

O trabalho foi iniciado no ano passado, com a realização de um levantamento aerofotogramétrico – uma produção de imagens aéreas de todo o território da Cidade, com precisão métrica. O trabalho permitiu a construção de uma nova base cartográfica municipal, que é um mapa atual da Cidade, uma vez que a base utilizada até então era de 2012.



A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) conduz a implantação do novo sistema e destaca a necessidade da ação, uma vez que, ao longo dos anos, os dados básicos que embasam a ação do planejamento territorial se desatualizaram e já não refletem a realidade urbana do Município. Este é um processo dinâmico, que é importante não só para a Sefin, mas para secretarias como Meio Ambiente, Habitação, Obras, Serviços Urbanos, Planejamento e todas as outras, mostrando organização, além de planejamento urbano e viário”, ressalta o titular da Sefin, lembrando que as imagens na plataforma serão atualizadas a cada mês para se ter uma dimensão real do Município.

Entusiasmado com a nova plataforma, o prefeito pediu o engajamento dos secretários e assessores municipais por se tratar de uma ferramenta fundamental de integração entre os setores. “É um importante passo para a modernização da máquina pública, mas, para isso é necessário que todos abasteçam o sistema de informações com dados importantes, possibilitando o uso compartilhado e integrado”, destacou o chefe do Executivo. 

A partir de sobrevoos em toda a área municipal, foram realizadas medições exatas para coleta e atualização cadastral de dados imobiliários e territoriais. A iniciativa também incluiu o Mapeamento Móvel Terrestre 360º (streetview) – um método moderno e tecnológico para aquisição de fotos locais de ambientes urbanos, de forma a ampliar a imersão no mapa digital urbano.

Com o novo sistema, a Prefeitura contará com uma ferramenta inovadora no planejamento das políticas públicas entre as várias secretarias, como a de Habitação, por exemplo, que poderá consultar, com mais precisão, áreas em fase de regularização, ocupações indevidas; assim como a Defesa Civil, que terá mais agilidade no atendimento a todas as ocorrências, a exemplo de pontos de deslizamentos de encostas em períodos de fortes chuvas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Arhtur Godioso

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-guaruja,-empreender-e-para-todos

Prefeitura de Guarujá

Em Guarujá, empreender é para todos

Evento aconteceu na Escola Municipal Dirce Valério e envolveu cerca de 200 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fomentar ou ver o seu próprio negócio se transformar em realidade. Esse também é o sonho dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Guarujá. Eles, que em algum momento de suas vidas precisaram interromper os estudos, mas que hoje buscam retomar sua formação […]

today24 de março de 2023 17

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%