Ferramenta, 100% on-line, é uma plataforma de gestão de dados, que possibilitará o uso compartilhado e integrado entre as secretarias
A Prefeitura de Guarujá ganhou uma nova ferramenta de monitoramento inteligente com imagens de alta resolução e informações referentes a tudo o que acontece no Município. Trata-se de uma plataforma de gestão de dados, que possibilita o uso compartilhado e integrado entre as secretarias municipais para a tomada de decisões de forma mais rápida e assertiva.
A ferramenta, 100% on-line, permitirá ao servidor público e munícipes, por meio de imagens fotográficas, identificar desmatamentos, construções irregulares, novas ocupações em áreas de risco. Será possível aprimorar a fiscalização de campo, promover a integração com o cadastro mobiliário, entre outras vantagens que o sistema oferece por meio da otimização de recursos, melhoria na qualidade da justiça fiscal e tributária e geração de indicadores.
A apresentação do novo sistema pela Geopixel- empresa contratada pelo Município e responsável pelo georreferenciamento, em fase de implantação, aconteceu na segunda-feira (20), no Delphin Hotel, na Enseada. O encontro contou com a presença do prefeito e de secretários municipais.
O trabalho foi iniciado no ano passado, com a realização de um levantamento aerofotogramétrico – uma produção de imagens aéreas de todo o território da Cidade, com precisão métrica. O trabalho permitiu a construção de uma nova base cartográfica municipal, que é um mapa atual da Cidade, uma vez que a base utilizada até então era de 2012.
A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) conduz a implantação do novo sistema e destaca a necessidade da ação, uma vez que, ao longo dos anos, os dados básicos que embasam a ação do planejamento territorial se desatualizaram e já não refletem a realidade urbana do Município. “Este é um processo dinâmico, que é importante não só para a Sefin, mas para secretarias como Meio Ambiente, Habitação, Obras, Serviços Urbanos, Planejamento e todas as outras, mostrando organização, além de planejamento urbano e viário”, ressalta o titular da Sefin, lembrando que as imagens na plataforma serão atualizadas a cada mês para se ter uma dimensão real do Município.
Entusiasmado com a nova plataforma, o prefeito pediu o engajamento dos secretários e assessores municipais por se tratar de uma ferramenta fundamental de integração entre os setores. “É um importante passo para a modernização da máquina pública, mas, para isso é necessário que todos abasteçam o sistema de informações com dados importantes, possibilitando o uso compartilhado e integrado”, destacou o chefe do Executivo.
A partir de sobrevoos em toda a área municipal, foram realizadas medições exatas para coleta e atualização cadastral de dados imobiliários e territoriais. A iniciativa também incluiu o Mapeamento Móvel Terrestre 360º (streetview) – um método moderno e tecnológico para aquisição de fotos locais de ambientes urbanos, de forma a ampliar a imersão no mapa digital urbano.
Com o novo sistema, a Prefeitura contará com uma ferramenta inovadora no planejamento das políticas públicas entre as várias secretarias, como a de Habitação, por exemplo, que poderá consultar, com mais precisão, áreas em fase de regularização, ocupações indevidas; assim como a Defesa Civil, que terá mais agilidade no atendimento a todas as ocorrências, a exemplo de pontos de deslizamentos de encostas em períodos de fortes chuvas.
Publicar comentários (0)