G1 Mundo

Número de mortos por terremoto na Turquia e na Síria passa de 50 mil

today24 de fevereiro de 2023 20

Fundo
share close

O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a fronteira entre os dois países é o quinto mais mortal do mundo nos últimos 20 anos.


Fatima Asheri está com sua filha Melissa em um acampamento para pessoas cujas casas foram destruídas em Hatay, Turquia, em 23 de fevereiro de 2023 — Foto: REUTERS/Clodagh Kilcoyne



O número de mortes por causa do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu no início do mês a fronteira entre a Turquia e a Síria passou da cruel marca de 50 mil pessoas nesta sexta-feira (24).

A Autoridade de Gerenciamento de Desastres e Emergências da Turquia disse que o número de mortos no país devido a terremotos subiu para 44.218. Com o último número de mortos anunciado na Síria de 5.914, o número combinado de mortos nos dois países fica em 50.132.

Com esse total de mortes, o terremoto passa a ser o 5º mais mortal dos últimos 20 anos. Veja abaixo a lista:

  • Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e o noroeste da Síria no dia 6 de fevereiro.
  • Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor foi tão forte quanto um registrado no país em 1939, que vitimou mais de 30 mil pessoas.
  • A destruição deve-se, em parte, ao fato de a Turquia ficar “espremida” entre três placas tectônicas que se atritam (a da Eurásia, ao norte; a da África-Arábia, ao sul; e a da Anatólia).
  • O terremoto foi seguido por centenas de tremores menores que sucederam o principal, chamados de réplicas.
  • Mais de 160 mil edifícios, com um total de 520 mil apartamentos, desabaram ou foram severamente danificados na Turquia devido aos terremotos.
  • Muitos sobreviventes deixaram a região do sul da Turquia ou foram acomodados em tendas, casas-contêiner e outras acomodações patrocinadas pelo governo.

Imagem aérea mostra uma mesquita danificada na Síria, em 24 de fevereiro de 2023 — Foto: REUTERS/Khalil Ashawi

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conheca-os-novos-tanques-e-misseis-mandados-pelo-ocidente-para-ajudar-a-ucrania-a-recuperar-territorios

G1 Mundo

Conheça os novos tanques e mísseis mandados pelo Ocidente para ajudar a Ucrânia a recuperar territórios

Agora, Kiev espera empurrar ainda mais a frente de combate para o leste, finalmente expulsando os russos, e as principais forças militares do Ocidente têm ajudado com financiamento, equipamentos e treinamento. Com o sucesso das forças ucranianas em repelir parcialmente a invasão, aumentou a pressão sobre o EUA e potências europeias para cederem mais armas. Após vários meses de negociações, os principais membros da Otan concordaram em ajudar ainda mais […]

today24 de fevereiro de 2023 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%