Nuvem-funil é vista em Peruíbe, SP, nesta sexta-feira (17)
Uma nuvem em formação semelhante a de um ‘furacão’ chamou a atenção de moradores de Peruíbe, no litoral de São Paulo, nesta sexta-feira (17). O fenômeno foi registrado por um pescador próximo à Praia do Guaraú (confira no vídeo acima). Ao analisar as imagens, um especialista informou ao g1 que a formação é conhecida como nuvem-funil, que pode se tornar um tornado – o que não aconteceu.
O autor das imagens Alexandre Soares D’Ávila disse à TV Tribuna, emissora afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, que as nuvens estavam mais baixas e que o formato dela o pegou de surpresa.
Ao g1, Rodolfo Bonafim, consultor em climatologia, astronomia e geologia da ONG Amigos da Água, explicou que a nuvem-funil se formou devido a um sistema de baixa-pressão, que cria um movimento de ar que converge para o centro e faz com que haja maior concentração de umidade e de calor.
Nuvem-funil foi vista em Peruíbe, SP, nesta sexta-feira (17) — Foto: Reprodução
Bonafim disse, ainda, que toda nuvem-funil tem condições de formar um tornado, mas nem todas chegam a, de fato, se tornar um.
O climatologista vê a possibilidade de outras nuvens semelhantes serem formadas na Baixada Santista até sábado (18), devido ao sistema de baixa pressão, que também foi responsável por uma pancada de vento forte na região nesta semana.
Pescador registra nuvem em formato diferente nesta sexta-feira
Publicar comentários (0)