G1 Santos

Nuvem gigante e carregada de raios é filmada sobre o mar antes de tempestade atingir litoral de SP com rajadas de até 139 km/h

today16 de fevereiro de 2023 70

Fundo
share close

Uma nuvem ‘gigante’ e carregada de raios foi filmada sobre o mar do litoral de São Paulo e se aproximou rapidamente das cidades da Baixada Santista. De acordo com os sensores da Praticagem [organiza a movimentação de navios], os ventos atingiram uma velocidade média de 60 km/h durante 10 minutos, com rajadas de 139 km/h. A Defesa Civil de Santos (SP) informou, em nota, que os morros estão em estado de observação e que as encostas são monitoradas.

Assim que a tempestade chegou à cidade, trazendo forte chuva e rajadas violentas de vento, árvores caíram; a energia foi afetada em alguns pontos, com semáforos apagados e moradias sem luz; o Porto de Santos teve a navegação interrompida das 16h30 às 17h de quarta-feira (15), entre outras ocorrências, como queda de tendas nas praias e de carrinhos de ambulantes.

Raio é filmado em cúmulo-nimbo antes de tempestade atingir as cidades da Baixada Santista — Foto: Reprodução



Ao g1, o especialista em climatologia Rodolfo Bonafim disse que a nuvem registrada é uma cúmulo-nimbo, comumente ‘acompanhada’ por raios, chuva, vento e granizo. Neste caso, foram registradas as fortes chuvas, raios e ventos muito fortes.

De acordo com a Prefeitura de Santos, apesar de aproximadamente 13 ocorrências voltadas a quedas de árvores, principalmente nos bairros Aparecida e Boqueirão, ninguém ficou ferido. O Executivo disse, ainda, que equipes vão providenciar a retirada dos galhos e troncos.

Temporal derruba árvores em Santos, no litoral de SP — Foto: Matheus Croce/g1 santos

De acordo com o Instituto Climatempo, a previsão para as cidades da Baixada Santista nesta quinta-feira é de sol entre nuvens durante a manhã com pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperaturas variam de 24ºC a 33ºC.

Chuva forte gera transtornos no litoral de São Paulo nesta quarta

Chuva forte gera transtornos no litoral de São Paulo nesta quarta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas intensas e contínuas no litoral paulista. Segundo o órgão, as chuvas podem ser acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo.

O órgão acrescentou que, no local, devem ocorrer descargas elétricas e fortes rajadas de ventos, além de pontos de alagamentos e enxurradas.

Nuvem ‘cobriu’ o céu em Santos, no litoral de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (15) — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

Bombeiros tiveram trabalho com a remoção de troncos caídos no meio das vias em Santos (SP) — Foto: Matheus Croce/g1 santos

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

varredor-de-rua-contrai-bacteria-apos-passar-por-rua-inundada-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Varredor de rua contrai bactéria após passar por rua inundada no litoral de SP; VÍDEO

Um varredor de rua, de 54 anos, foi infectado pela bactéria estreptococo ao colocar os pés na 'água podre', segundo familiares, de uma rua alagada em Guarujá, no litoral de São Paulo. As pernas de Josivaldo Feitosa começaram a ficar vermelhas, inchadas e com bolhas. O médico o diagnosticou com erisipela, doença que pode causar calafrios, febre alta, fraqueza, dor de cabeça, náuseas e vômitos. O g1 conversou com o […]

today16 de fevereiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%