Uma nuvem em formato cilíndrico cobriu o céu de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, e chamou atenção de moradores e turistas. Ao g1, uma meteorologista explicou, nesta segunda-feira (25), que se trata do fenômeno meteorológico denominado nuvem rolo.
As imagens obtidas pelo g1 foram registradas, na tarde de domingo (24), na praia do Boqueirão. “Achei impressionante e ao mesmo tempo assustador”, disse a moradora de Iguape, que preferiu não ser identificada e que flagrou o fenômeno.
De acordo com a meteorologista da Ampere Consultoria, Heloisa Pereira, entre a tarde de domingo e manhã de segunda-feira (25), uma frente fria se aproximou da costa do sudeste e a nuvem rolo pode ter se formado a partir do contrate das massas de ar. “Quente no continente e mais resfriada em aproximação no oceano”, explicou.
“A umidade do oceano e a passagem de frentes frias estão por trás da formação do fenômeno”, enfatizou a especialista. Segundo ela, as condições específicas para formação desta nuvem não são muito comuns no Brasil. Por isso, a ocorrência é rara no país, sendo a maior parte dos relatos somente no litoral Sul e Sudeste.
“Em algumas regiões do mundo, como em áreas com climas propensos a tempestades, como as grandes planícies dos Estados Unidos, as nuvens rolo podem ser vistas com mais frequência durante a temporada de tempestades”, explicou.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de pancadas de chuvas isoladas para Ilha Comprida nesta semana.
Nuvem rolo foi flagrada na praia do Boqueirão, em Ilha Comprida (SP) — Foto: Arquivo Pessoal
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)