G1 Santos

Nuvem rolo com aparência de ‘tsunami’ chama a atenção de banhistas no litoral de SP; VÍDEO

today28 de agosto de 2022 111

Fundo
share close

Especialista ouvida pelo g1 ressalta que o fenômeno tem relação com a aproximação da frente fria.



Fenômeno raro surpreende banhistas ao invadir o céu no litoral de SP; VÍDEO

Fenômeno raro surpreende banhistas ao invadir o céu no litoral de SP; VÍDEO

Uma grande nuvem em formato cilíndrico cobriu o céu de Santos, no litoral de São Paulo, e surpreendeu os banhistas. O g1 conversou com uma especialista que explicou que trata-se de uma nuvem rolo. O evento meteorológico tem relação com a frente fria que se aproxima do litoral. Após a grande nuvem, uma forte ventania atingiu a região (veja vídeo acima).

Segundo a meteorologista Heloisa Pereira, os ventos que sopram em direções contrárias dão o formato de rolo às nuvens. Ela afirma que essas ocorrências são raras no Brasil e, quando ocorrem, a maioria é no litoral sul e sudeste. A especialista ressalta que o fenômeno tem relação com a aproximação da frente fria.

Fenômeno raro conhecido como nuvem rolo apareceu neste domingo (28) no céu da Baixada Santista — Foto: Matheus Croce/g1 Santos

“Elas [as nuvens rolo] costumam aparecer quando há o encontro de massas de ar com temperatura e umidade bem diferentes, e são formadas por ventos em direções contrárias, com temperaturas, umidade e altitudes específicas”, explicou.

Além do fenômeno raro, os moradores da região também foram surpreendidos com fortes ventos, que dissiparam a grande nuvem. Vídeos gravados no início da ventania mostram banhistas fechando os guarda-sóis, além de árvores balançando bastante.

Nuvem rolo cobriu o céu na praia de Santos durante a manhã deste domingo (28) — Foto: Matheus Croce/g1 Santos

A passagem de uma frente fria pela Baixada Santista pode ocasionar rajadas de vento superiores a 70 km/h, conforme alerta emitido pela Marinha do Brasil. A previsão é que o tempo permaneça instável até segunda-feira (29), com temperaturas entre 28ºC e 14ºC.

A partir deste domingo (28) também está prevista a elevação da maré, que coloca a região em estado de atenção para ressacas. Segundo a Defesa Civil de Santos, estão previstas pancadas de chuva de intensidade moderada.

Nuvem rolo chamou a atenção de banhistas em Santos — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

zona-noroeste-de-santos-completa-46-anos-com-cinco-pracas-reformadas-e-novos-portais

G1 Santos

Zona Noroeste de Santos completa 46 anos com cinco praças reformadas e novos portais

Comemorações começaram neste sábado (27) e continuam neste domingo (28). Zona Noroeste de Santos comemora 46 anos neste domingo — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos A Zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo, completa 46 anos neste domingo (28). As comemorações do aniversário da região começaram neste sábado (27) e segue até terça-feira (30). Cinco praças, que foram revitalizadas, serão entregues. Além disso, a Zona Noroeste passará a ter […]

today28 de agosto de 2022 39

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%