Tocando:

Rádio 97Web

Nuvens ‘alinhadas’ surpreendem os moradores do litoral de SP; entenda o fenômeno

Escrito por em 14 de outubro de 2021

Moradores de Santos, Guarujá e Bertioga registraram o fenômeno em fotos na manhã desta quinta-feira (14).

Nuvens em formato de faixa foram vistas no bairro Areia Branca em Santos, SP — Foto: Arquivo pessoal/Deolinda Soane

Moradores das cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, se surpreenderam ao olhar para o céu durante a manhã desta quinta-feira (14). As nuvens estavam alinhadas e dispostas em formatos de diversas faixas. Um meteorologista da Defesa Civil de Santos disse que se trata de ‘estratos-cúmulo’, uma nuvem baixa, e explicou como acontece o fenômeno.

Os registros foram feitos em pelo menos três cidades: Santos, Guarujá e Bertioga, entre 9h e 10h. Em Santos, moradores da Zona Noroeste e dos Morros conseguiram fazer imagens das nuvens no formato incomum.

‘Qual faixa usar?’, foto mostra nuvens em formato de faixa em Bertioga, SP — Foto: Arquivo pessoal/Celso Gomes

Em Bertioga, um morador chegou a fazer uma brincadeira nas redes sociais com o formato das nuvens. Celso Gomes, de 27 anos, não perdeu a oportunidade e publicou uma foto onde mostrava as nuvens separadas em rolos e a faixa de pedestres, com a legenda: “Qual faixa usar?”

Ele contou que muita gente achou engraçado a imagem e perguntou sobre as nuvens. “Foi a primeira vez que vi elas assim”, disse. Os registros foram feitos nos bairros São Rafael e também no Centro.

O morador santista Raul Guimarães, de 28 anos, estava trabalhando pelo bairro Rádio Clube quando percebeu o fenômeno. “Eu observo bastante o céu, mas essa foi a primeira vez que vi as nuvens assim”, disse. Após gravar um vídeo e publicar nas redes sociais, o morador foi chamado por diversos amigos curiosos para saber sobre o que se tratava aquelas nuvens. “Repercutiu bastante”, contou.

Nuvens em formato de faixa foram vistas no bairro Areia Branca em Santos, SP — Foto: Arquivo pessoal/Deolinda Soane

Procurado pelo g1 para explicar o fenômeno, o meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, disse que o formato é realmente curioso pela perfeição, mas é “relativamente normal”.

“A gente pode entender que, na atmosfera, também temos ondas – assim como no mar, só que não vemos o ar, que é transparente”, explica. “Muitas vezes na atmosfera, ocorrem ondas de gravidade. As nuvens formadas desta forma têm este formato, de blocos de nuvens. É normal”.

Segundo o especialista, esta não é uma nuvem que impacta no tempo, não causa chuva e não tem muita relevância. “Esse tipo de nuvem é chamada ‘estratos-cúmulo’, uma nuvem baixa. Apesar de parecer curiosa, não tem muita relevância para o tempo”, finaliza.

Moradores do Morro da Nova Cintra também viram nuvens em formato de faixas — Foto: Arquivo pessoal/Heraldo Lopes da Silva

Nuvens em formato de rolo foram vistas em Bertioga, SP — Foto: Arquivo pessoal/Celso Gomes

VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *