G1 Mundo

O Assunto #1.247: França: avanço da extrema direita e futuro incerto

today2 de julho de 2024 6

Fundo
share close

O 1° turno das eleições parlamentares colocou a extrema direita em primeiro lugar, muito perto de formar maioria e conseguir controlar o legislativo francês. Agora, o centro (ligado ao presidente Emmanuel Macron) e a esquerda costuram um acordo para tentar barrar o avanço do partido comandado por Marine Le Pen. O resultado dessa eleição antecipada tem gosto de mais uma derrota para o presidente francês – que fez uma manobra arriscada ao convocar a população para a votação depois do avanço da extrema-direita em outra eleição, a para o Parlamento Europeu.


O 1° turno das eleições parlamentares colocou a extrema direita em primeiro lugar, muito perto de formar maioria e conseguir controlar o legislativo francês. Agora, o centro (ligado ao presidente Emmanuel Macron) e a esquerda costuram um acordo para tentar barrar o avanço do partido comandado por Marine Le Pen. O resultado dessa eleição antecipada tem gosto de mais uma derrota para o presidente francês – que fez uma manobra arriscada ao convocar a população para a votação depois do avanço da extrema-direita em outra eleição, a para o Parlamento Europeu. Para entender o resultado das urnas e o futuro político francês, Natuza Nery conversa com o cientista político Thomás Zicman de Barros. Pesquisador na Universidade do Minho, em Portugal, e da Sciences Po, em Paris, Thomás explica o que pode acontecer com o governo Macron caso o novo premiê do país seja da extrema-direita. Ele analisa ainda o tamanho da vitória do partido de Marine Le Pen no primeiro turno e detalha as dificuldades do centro e da esquerda para reverter o resultado das urnas.



O que você precisa saber:

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Neste episódio colaboraram também Camila da Silva e Sarah Resende. Apresentação: Natuza Nery.

VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO

França: o avanço da extrema-direita

França: o avanço da extrema-direita

O futuro político incerto da França

O futuro político incerto da França

O ÚLTIMO PLANO: novo podcast do g1 detalha criação da moeda brasileira




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘potencial-catastrofico’:-furacao-beryl-ganha-forca-e-passa-para-a-categoria-5

G1 Mundo

‘Potencial catastrófico’: furacão Beryl ganha força e passa para a categoria 5

O furacão "Beryl", que avança pelo Caribe, ganhou força e foi reclassificado para a categoria 5 — a maior na escala de medidas Saffir-Simpson. O fenômeno, que já recebeu status de "extremamente perigoso", pode atingir ventos de até 260 km/h. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) informou na noite desta segunda-feira (1º) que o furacão está a cerca de 1.500 km da Jamaica, […]

today2 de julho de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%