Nas próximas semanas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará um processo rigoroso de revisão dos benefícios pagos, conhecido popularmente como “pente-fino”. A previsão é que cerca de 680 mil pagamentos sejam cortados, conforme estimativa do governo.
Objetivo e contexto
O principal objetivo desse pente-fino é identificar fraudes e irregularidades nos pagamentos de benefícios. Além disso, o governo busca reduzir gastos e liberar recursos no Orçamento da União.
Com a meta fiscal deste e do próximo ano sendo zerar o déficit das contas públicas, ou seja, gastar apenas o que for arrecadado, o controle rigoroso dos benefícios torna-se uma ferramenta fundamental.
Foco da revisão
A partir de agosto, os pedidos de prorrogação do Benefício por Incapacidade Temporária, anteriormente conhecido como auxílio-doença, serão direcionados para perícias médicas presenciais.
A revisão focará em dois tipos de benefícios concedidos há mais de dois anos:
– Benefício por Incapacidade Temporária: pago aos segurados do INSS incapacitados para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos devido a doença ou acidente.
– Benefício de Prestação Continuada (BPC): pago a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência, independentemente da idade.
Esse benefício é destinado àqueles com renda per capita familiar igual ou inferior a ¼ do salário mínimo, atualmente equivalente a R$ 353.
Projeções e impactos
O INSS estima que pelo menos 680 mil benefícios serão revisados até o final do ano, com a expectativa de alcançar 800 mil revisões até o término do programa, que ainda não possui um prazo definido para encerramento.
Esse pente-fino, apesar de seu objetivo de combater fraudes e reduzir despesas, levanta preocupações sobre o impacto social de cortes em benefícios que, muitas vezes, são a única fonte de renda de pessoas vulneráveis. A execução cuidadosa e justa deste processo é essencial para garantir que apenas os benefícios indevidos sejam cortados, preservando o suporte necessário para aqueles que realmente dependem desses recursos.
A sugestão que faço, como advogada previdenciária, é que você mantenha seus documentos médicos atualizados para não ser pego de surpresa pelo INSS. E se seu benefício for cortado injustamente busque um profissional especialista no assunto rapidamente.
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Apresentação ocorrerá neste sábado (27), às 14h, na Serra do Mar. Alunos do programa Cubatão Sinfonia irão realizar apresentação. — Foto: Divulgação/Cubatão Sinfonia Um grupo de alunos do programa Cubatão Sintonia irá se apresentar neste sábado (27), durante o festival Música na Serra, no Parque Caminhos do Mar, complexo turístico que fica na Serra do Mar. Ao menos 30 alunos do programa irão se apresentar, às 14h, por meio dos […]
Publicar comentários (0)