G1 Mundo

O mafioso italiano foragido há 16 anos preso trabalhando como pizzaiolo 

today3 de fevereiro de 2023 20

Fundo
share close

Edgardo Greco foi preso na cidade francesa de Saint-Étienne, na região central do país.

Sua prisão por autoridades italianas ocorre semanas depois da de Matteo Messina Denaro, outro conhecido mafioso cujo paradeiro não era conhecido havia 30 anos; ele foi preso quando deu entrada numa clínica na Sicília, no sul da Itália.

Ambos os homens eram procurados por assassinatos que chocaram os italianos na década de 1990.



Forças de segurança da Itália prendem mafioso mais procurado do país

Forças de segurança da Itália prendem mafioso mais procurado do país

Enquanto Messina Denaro era o “chefe dos chefes” da notória Cosa Nostra da Sicília, Greco fazia parte da máfia do crime organizado ‘Ndrangheta, originária da região da Calábria, no extremo sul da Itália.

A ‘Ndrangheta é agora a máfia mais poderosa da Itália e seus tentáculos se estendem pela Europa e América do Sul.

Greco, de 63 anos, era procurado pelo assassinato de dois irmãos durante uma “guerra da máfia” entre duas gangues no início dos anos 1990.

Stefano e Giuseppe Bartolomeo foram espancados até a morte em uma peixaria na pequena cidade de Cosenza em janeiro de 1991. Seus corpos nunca foram encontrados e acredita-se que tenham sido dissolvidos em ácido.

Greco fazia parte de uma gangue rival e também foi acusado da tentativa de homicídio de outro homem no final daquele ano na mesma cidade.

Quando um juiz emitiu um mandado de prisão para ele em 2006, Greco fugiu.

Oito anos depois, estabeleceu-se na cidade francesa de Saint-Étienne, a sudoeste de Lyon, e passou a trabalhar como pizzaiolo em um restaurante italiano.

Para isso, Greco assumiu uma nova identidade, Paolo Dimitrio, coincidentemente o nome de um criminoso da região da Puglia, na Itália. A essa altura, ele havia sido condenado à prisão perpétua na Itália e era alvo de um mandado de prisão europeu.

Mas em julho de 2021, estava tão confiante em seu novo pseudônimo que apareceu em um jornal local, gabando-se das “receitas regionais e caseiras” de seu restaurante, como ravióli, risoto e tagliatelle.

Na reportagem, Greco aparecia com barba grisalha e óculos. O artigo o retratava como italiano de nascimento, mas no fundo um morador de Saint-Étienne.

No entanto, ele ainda estava sendo procurado pelo principal promotor antimáfia da Itália, Nicola Gratteri, que passou décadas combatendo a ascensão da ‘Ndrangheta.

Em comunicado, a polícia militar italiana Carabinieri disse que, desde 2019, os investigadores rastrearam a rede de apoio de Greco, chegando a Saint-Étienne.

A Interpol, a polícia internacional, disse que sua operação anti-‘Ndrangheta também se envolveu na missão, e autoridades francesas passaram a monitorar a localização de Greco. A polícia italiana então confirmou sua identidade e enviou agentes para prendê-lo.

O ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, elogiou a polícia por levar à justiça um dos piores criminosos da Itália, e o governador da região da Calábria, Roberto Occhiuto, disse que a prisão de Greco reflete o compromisso da Itália com a luta contra todas as formas de crime organizado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

balao-chines-misterioso-que-sobrevoa-eua-e-equipamento-meteorologico,-diz-pequim

G1 Mundo

Balão chinês misterioso que sobrevoa EUA é equipamento meteorológico, diz Pequim

Os EUA suspeitavam de espionagem chinesa. Em novo comunicado emitido nesta sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da China disse ter investigado o caso e concluiu se tratar de um equipamento científico. Pequim também disse que continuará a manter comunicações com os Estados Unidos para lidar adequadamente com o episódio, que chamou de inesperado. Pequim alegou que o balão foi parar no espaço aéreo norte-americano por conta de "ventos de […]

today3 de fevereiro de 2023 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%