G1 Mundo

O plano de bilionário americano para fazer viagens de submarino a destroços do Titanic

today29 de maio de 2024 10

Fundo
share close

O magnata aventureiro Larry Connor, de Ohio, nos EUA, e Patrick Lahey, cofundador da Triton Submarines, pretendem chegar a 3.800 metros de profundidade, onde está localizado o naufrágio do Titanic, no Oceano Atlântico Norte.

Ainda não há um cronograma planejado para a expedição.

Mas um porta-voz da companhia de Connor disse na terça-feira (28) que ela só aconteceria quando o submersível que eles pretendem usar fosse totalmente certificado por uma organização marítima.



A dupla planeja usar um submersível chamado Triton 4000/2 Abyssal Explorer — “4000” se refere à profundidade em metros à qual a embarcação é capaz de chegar com segurança.

No acidente, ocorrido em junho de 2023, o CEO da OceanGate, Stockton Rush, de 61 anos, morreu a bordo do submersível, junto aos outros quatro passageiros: o empresário britânico-paquistanês Shahzada Dawood, de 48 anos, e seu filho Suleman, de 19; o empresário britânico Hamish Harding, de 58; e o francês Paul-Henry Nargeolet, de 77, ex-comandante da Marinha Francesa, altamente respeitado no campo da pesquisa subaquática.

“Quero mostrar às pessoas no mundo todo que, embora o oceano seja extremamente poderoso, pode ser maravilhoso e prazeroso, e realmente transformador, se você fizer isso do jeito certo”, afirmou Connor ao Wall Street Journal, que noticiou em primeira mão os planos da expedição a bordo do Triton.

Submarino Titan: som pode reabrir debate sobre causa da implosão com bilionários no oceano

Submarino Titan: som pode reabrir debate sobre causa da implosão com bilionários no oceano

Após a tragédia do Titan, a indústria privada de submersíveis sofreu um duro golpe. A OceanGate suspendeu as operações, e outras empresas registraram cancelamentos e quedas nas vendas.

A dupla espera que uma expedição bem-sucedida reacenda o interesse pelas viagens em submersíveis. “Esta tragédia teve um efeito dissuasor no interesse das pessoas por estes veículos.”

Lahey é confundador da Triton Submarines, empresa aberta em 2008. Já Connor é chefe do The Connor Group, uma empresa de investimentos imobiliários com sede perto de Dayton, em Ohio.

Em 2021, os dois se aventuraram juntos em um submersível até a Depressão Challenger e a Depressão Sirena, na Fossa das Marianas. Com 10.924 metros de profundidade, a Fossa das Marianas é o ponto mais profundo dos oceanos da Terra.

A Triton Submarines foi contatada para comentar.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guerra-contra-o-hamas-vai-durar-‘muitos-meses,-pelo-menos’,-diz-israel

G1 Mundo

Guerra contra o Hamas vai durar ‘muitos meses, pelo menos’, diz Israel

A guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza ainda vai durar, "pelo menos, muitos meses", afirmou nesta quarta-feira (29) o conselheiro nacional de Segurança Nacional do governo de Israel, Tzachi Hanegbi. Hanegbi afirmou que a previsão é que os combates em Gaza continuem ao longo de 2024, podendo se prolongar até o ano seguinte. Esta foi a primeira vez que o governo israelense deu alguma perspectiva sobre […]

today29 de maio de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%