Tocando:

Rádio 97Web

O que é o Dia de Ação de Graças, celebrado em muitos países?

Escrito por em 25 de novembro de 2021

Países como os Estados Unidos e o Canadá comemoram, em sua maioria, o Thanksgiving Day, conhecido em português como o Dia de Ação de Graças. Mas, afinal, o que essa comemoração significa?

Como o próprio nome diz, a data é para demonstrar gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano, se reunindo com a família e amigos.

Nos EUA o Thanksgiving é celebrado toda a quarta quinta-feira do mês de novembro, já no Canadá é toda segunda segunda-feira do mês de outubro.

Nesta data é tradicional reunir-se com a família com muita comida, comendo tipicamente o peru, como no Natal, além de outras farturas gastronômicas.

A Origem

Em 1621 em uma vila de Plymouth, Massachusetts, os colonos conseguiram fazer uma boa colheita de milho depois de passarem por um inverno rigoroso e terem sido prejudicados. Para celebrar a colheita, o governador da vila organizou uma festa no outono do mesmo ano.

Nesta primeira celebração de Ação de Graças participaram cerca de 90 índios e foram servidos patos, perus, peixes e milhos. A partir daí, todos os anos no outono, a Nova Inglaterra fazia uma festa de agradecimento a Deus pela colheita.

Logo em 1863, Abraham Lincoln, presidente dos EUA na época, anunciou que toda quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

No Brasil a data não é muito celebrada, embora a lei nº 5.110/66 de 1966 estabeleça as comemorações de Ação de Graças no país na quarta quinta-feira de novembro. Contudo, algumas igrejas protestantes e famílias de origem americana lembram da data.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.