G1 Santos

O que se sabe sobre a prisão do cantor e ex-atleta suspeito de chefiar tráfico de drogas no litoral de SP

today4 de agosto de 2023 6

Fundo
share close

De acordo com o advogado dele, Eugênio Malavasi, o músico foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande. No entanto, a defesa já entrou com pedido de habeas corpus. “Acredito que no começo da semana já tenhamos uma decisão”, disse Malavasi, em entrevista ao g1.

Fildzz é apontado como responsável por dois endereços em Praia Grande utilizados para plantio de maconha. Nos imóveis alugados, foram encontrados e apreendidos mais de 100 pés, além de brotos e plantas em crescimento. Um vídeo obtido pelo g1 mostra as estruturas montadas nos locais, com equipamentos próprios para as plantações (assista acima).

Cantor Gustavo Fildzz, da banda Aliados, acordou assustado com policiais no quarto ao ser preso — Foto: Reprodução



Entenda abaixo o que se sabe sobre o caso a partir dos seguintes pontos:

1. Como Fildzz foi preso?

Vídeo mostra cantor sendo acordado por policiais durante prisão no litoral de SP

Vídeo mostra cantor sendo acordado por policiais durante prisão no litoral de SP

Um vídeo mostra Gustavo Fildzz sendo acordado por policiais e preso em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico em sua residência na Ponta da Praia, em Santos. Nas imagens, os agentes aparecem entrando armados e com lanternas no quarto do músico, que acordou assustado. (veja o vídeo acima)

– “Levanta aí. Polícia, Fildzz”, disse um dos agentes, enquanto entrava no quarto.

– “Tão ficando louco, meu? Quem é? Quem é?”, perguntou o cantor, acordando assustado.

– “Oh, amigo. Pelo amor de Deus”, complementou o músico.

2. Quais são as acusações?

Gustavo Fildzz é apontado como responsável por dois endereços utilizados para plantações de maconha em Praia Grande. Ele foi visto entrando nos imóveis mais de uma vez durante as investigações que duraram aproximadamente três meses.

De acordo com o delegado Leonardo Rivau, foi apreendido um balde repleto de flores – onde fica a substância alucinógena da maconha. Isso demonstra que havia plantação no local há pelo menos oito meses.

Plantação de maconha foi encontrada em casa ligada ao músico em Praia Grande — Foto: Polícia Civil/Divulgação

3. Ele é o único acusado?

Não. O caseiro de um dos imóveis, identificado como Wagner Rosário Gonçalves, também foi preso.

4. O que Fildzz alegou sobre as drogas?

De acordo com a Polícia Civil, o músico disse que a maconha encontrada era para consumo próprio e relatou, inclusive, que possuía prescrição médica.

O delegado da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), Fabiano Barbeiro, se surpreendeu com a prisão de Fildzz. “Uma grande decepção. É uma pessoa que tem uma expressão na região muito forte, até mesmo nacional”, afirmou. De acordo com ele, o músico e ex-atleta tem talento e é um formador de opiniões.

6. O que diz a defesa de Fildzz?

Gustavo Fildzz foi preso nesta quarta-feira (2), em Santos (SP) — Foto: Nina Barbosa/TV Tribuna e Reprodução/Instagram

Além do pedido de habeas corpus, a defesa de Gustavo Fildzz solicitou a revogação da decisão da audiência de custódia na 1ª Vara criminal de Praia Grande. Segundo o defensor, o argumento utilizado foi a ausência de fundamentos concretos para a decisão da Justiça.

“O fundamento que o juiz decretou a prisão preventiva é a garantia da ordem pública”, explicou Malavasi, dizendo que isso significa garantia da paz social. De acordo com ele, na visão da Justiça, a prisão se faz necessária para que não se cometa novos delitos.

No entanto, Malavasi enfatizou os bons antecedentes de Fildzz, dizendo ainda que o acusado tem domicílio fixo, empresa constituída, família e formação em ensino superior. Malavasi explicou ainda que a defesa só se manifestará sobre a ligação do músico com as casas onde as drogas foram apreendidas quando a denúncia for apresentada ao Ministério Público.

7. Qual a ligação de Fildzz com o esporte?

Gustavo Fildzz é apaixonado por esportes — Foto: Reprodução/Instagram

Aos 10 anos de idade, Fildzz começou a praticar ginástica artística após um professor de educação física indicar uma escola da modalidade que estava inaugurando em Santos.

Ele foi campeão brasileiro infantil e juvenil em diversos aparelhos e sua habilidade o levou à seleção brasileira. Na equipe, ele permaneceu por mais de 10 anos e ganhou o sul-americano de 1998 e o pan-americano de 1999.

Fildzz também é apaixonado por esportes e começou a surfar após ser incentivado por amigos. Em entrevista, em 2021, ele disse que compara os desafios de evoluir na modalidade com os que precisa enfrentar na vida.

8. Qual a carreira na música?

Gustavo Fildzz é vocalista da banda Aliados — Foto: Reprodução/Instagram

No início dos anos 2000, Fildzz começou a compor canções com o amigo e guitarrista da banda Aliados, que por anos se chamou Aliados 13. O número fazia uma alusão ao código de área de Santos e a data da primeira vez que os músicos subiram no palco.

A banda teve músicas com destaque nacional, sendo as principais ‘Sorrindo’, trilha sonora da 22ª temporada de Malhação da TV Globo, e ‘Beijo, Me Liga’ tema de abertura da série da Multishow, de mesmo nome.

No começo deste ano, a banda se apresentou no Lollapalooza Brasil, um dos maiores festivais de música do mundo.

9. Como era a rotina do artista?

O vocalista, compositor, produtor musical, ginasta, surfista e skatista utilizava as redes sociais para demonstrar o amor pela música e pelos esportes.

Gustavo Fildzz compartilhava a rotina nas redes sociais — Foto: Reprodução/Instagram

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

alexei-navalny,-lider-da-oposicao-russa,-e-condenado-a-mais-19-anos-de-prisao;-pena-total-chega-a-30-anos

G1 Mundo

Alexei Navalny, líder da oposição russa, é condenado a mais 19 anos de prisão; pena total chega a 30 anos

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, recebeu uma sentença adicional de 19 anos de prisão por acusações de terrorismo, financiamento de atividades extremistas e criação de organização extremista. Navalny, que é o maior crítico doméstico do presidente Vladimir Putin, já cumpre 11 anos e meio de prisão em uma colônia penal perto de Moscou por fraude e outras acusações que, segundo ele, foram forjadas para silenciá-lo. Promotores russos pediram […]

today4 de agosto de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%