G1 Santos

Onça ‘caramelo’ ameaçada de extinção é filmada em parque no litoral de SP; VEJA

today12 de junho de 2024 3

Fundo
share close

Uma onça-parda (Puma concolor) foi flagrada ‘passeando’ no Parque Estadual Serra do Mar, em Bertioga, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 junto à Fundação Florestal, nesta quarta-feira (12), a espécie encontra-se em perigo de extinção.

As imagens foram feitas por câmeras ‘trap’, conhecidas como ‘armadilhas fotográficas’, do Programa de Monitoramento da Biodiversidade de São Paulo. Os equipamentos funcionam por sensores de movimento, ou seja, são acionados automaticamente quando os animais passam por eles.

A Fundação Florestal explicou à equipe de reportagem que o flagrante aconteceu em abril deste ano, sendo divulgado apenas nos últimos dias. Antes disso, o último registro da espécie foi em novembro de 2023.



Nas redes sociais, a administração do núcleo de Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar comentou sobre a semelhança da espécie com o cachorro Sem Raça Definida (SRD), também conhecido como ‘vira-lata’, mais famoso do Brasil. Sendo assim, o animal foi apelidado de ‘onça caramelo‘.

À esquerda, onça-parda (imagem ilustrativa). À direita, o animal flagrado passeando no Parque Estadual Serra do Mar, em Bertioga (SP) — Foto: Divulgação/Associação Mata Ciliar e Divulgação/Fundação Florestal

De acordo com a Fundação Florestal, a espécie está em perigo de extinção por enfrentar as seguintes ameaças:

  • Destruição e divisão do habitat natural, causadas pela expansão urbana e crescimento das atividades agrícolas, pecuárias e de mineração;
  • Caça esportiva ou resposta à predação de animais domésticos;
  • Incêndios florestais;
  • Atropelamentos nas rodovias.

Ainda segundo a instituição, a onça-parda está no topo da cadeia alimentar, uma vez que se alimenta de outros animais e não possui predadores naturais.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

neto-de-idoso-morto-apos-‘voadora’-no-peito-esta-em-choque:-‘se-recusou-a-ir-no-enterro-do-avo’,-diz-pai

G1 Santos

Neto de idoso morto após ‘voadora’ no peito está em choque: ‘se recusou a ir no enterro do avô’, diz pai

O menino de 11 anos que viu o avô, de 77, ser atacado por um homem com uma voadora no peito em Santos (SP), está em choque e "totalmente abalado" com a morte do familiar, que sofreu um traumatismo craniano ao cair de costas com o golpe. O pai do garoto, Bruno Cesar Fine Torresi, disse que o filho precisará passar por acompanhamento com um psicólogo. O suspeito de agredir […]

today12 de junho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%