G1 Santos

Onça é flagrada em raro momento de gestação por ‘armadilha fotográfica’; VÍDEO

today11 de julho de 2023 28

Fundo
share close

Uma onça-parda foi flagrada em um registro raro, ‘passeando’ prenha pela mata no Parque das Neblinas, em Bertioga, no litoral de São Paulo. O g1 apurou nesta terça-feira (11), junto ao Instituto Ecofuturo, responsável pela gestão da reserva ambiental, que esta é a segunda vez em que um animal da espécie é filmado grávido desde o começo do monitoramento no local, em 2015.

As imagens foram feitas durante a noite, por câmeras ‘trap’ do instituto, também conhecidas como ‘armadilhas fotográficas’, uma vez que ficam posicionadas na mata e filmam a partir de um sensor de movimento. O vídeo foi gravado no Parque das Neblinas em junho deste ano, sendo divulgado à imprensa nos últimos dias. A primeira aparição, porém, foi registrada no local há dois anos.

Segundo o diretor superintendente do Instituto Ecofuturo, Paulo Groke, as imagens são consideradas raras. “Além de ser um animal solitário e habitar áreas mais afastadas, a onça-parda possui um longo período entre uma gestação e outra”, explicou.



O diretor do instituto acrescentou que, apesar de estar presente em todos os biomas, a população de onças-pardas é classificada como “vulnerável” e se encontra “bastante reduzida”. Groke citou um levantamento feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que aponta a estimativa de apenas mil animais desta espécie na Mata Atlântica.

Onça-parda prenha é flagrada ‘passeando’ na mata no Parque da Neblina, SP — Foto: Instituto Ecofuturo/Divulgação

Apesar de ser apenas a segunda vez em que uma onça-parda em período de gestação é filmada no Parque das Neblinas, animais da espécie já foram flagrados em diversas outras situações no local. De acordo com o Ecofuturo, já foram feitos registros de onças-pardas passeando com filhotes, ‘vocalizando’ [emitindo sons], marcando território e arranhando árvores, por exemplo.

Onças-pardas são flagradas em momento de 'descanso', marcação de território e vocalização

Onças-pardas são flagradas em momento de ‘descanso’, marcação de território e vocalização

O Parque das Neblinas está localizado em Bertioga e Mogi das Cruzes (SP), com uma área de 7 mil hectares de Mata Atlântica. Por meio de nota, a assessoria de imprensa informou ao g1 que mais de 70 pesquisas já foram realizadas no local e, a partir delas, “quatro novas espécies para a ciência” foram identificadas.

O Instituto Ecofuturo, por sua vez, faz a gestão do parque e é mantido pela Suzano. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos fundada em 1999 e que, segundo nota à reportagem, contribui para “transformar a sociedade” por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento.

Onças-pardas são filmadas ‘encarando’ câmera e em momento ‘incomum’ no litoral de SP — Foto: Instituto Ecofuturo/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jovem-que-fugiu-de-clinica-e-visto,-ouvido,-divulgado-na-web-e-volta-para-casa-apos-oito-meses-nas-ruas-de-sp

G1 Santos

Jovem que fugiu de clínica é visto, ouvido, divulgado na web e volta para casa após oito meses nas ruas de SP

“Nunca perdi a esperança. Eu iria até o inferno para encontrar meu filho. Nunca deixaria de procurá-lo”, disse a mãe, Patrícia Aparecida dos Santos, de 50 anos. A cuidadora de idosos reencontrou o filho no último sábado (8), após ver uma publicação sobre o jovem em uma rede social. O post foi feito pela professora Nicole Barreto dos Santos, de 23 anos, a pedido da mãe dela, Renata Santos Barreto, […]

today11 de julho de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%