G1 Mundo

Ônibus com migrantes vira no México, e 18 morrem

today6 de outubro de 2023 9

Fundo
share close

Acidente aconteceu em Oaxaca, estado no sul. Casos do tipo têm sido comum, e autoridades falam de recorde de migrantes que passam pelo país para tentar entrar nos EUA.


Imagem de ônibus tombado no México, em 6 de outubro de 2023 — Foto: Divulgação/Via AFP



Um ônibus que transportava migrantes capotou no sul no México nesta sexta-feira (6), e 18 pessoas morreram. O acidente deixou ainda 27 feridos. As informações são do governo mexicano.

A maioria dos passageiros era de venezuelanos – muitos deles tentam chegar aos Estados Unidos por viagens de ônibus não licenciados e em vias perigosas.

O acidente aconteceu em uma rodovia do estado de Oaxaca, no sudoeste do país. O ônibus, segundo autoridades, trafegava por uma rodovia tortuosa, quando perdeu o controle e capotou.

O governo local disse que uma investigação foi aberta para apurar causas do acidente e se o ônibus estava irregular.

Casos desse tipo têm no México, por onde passam diariamente milhares de migrantes vindos do resto da América Latina a caminho dos Estados Unidos. Só na quarta-feira (4), segundo o Ministério de Relações Exteriores, 9.964 migrantes foram registrados na fronteira norte do país, que faz ligação coms EUA, e outros 4.474, entrando no México, pela fronteira sul.

Entre o final de setembro e o início do mês, outros sete estrangeiros morreram e cerca de 40 ficaram feridos em outros acidentes de ônibus, em meio a um fluxo crescente de migrantes que tem saturado as cidades fronteiriças do sul e do norte do México.

Os destroços do ônibus em Magdalena Penasco, México, 5 de julho de 2023. — Foto: REUTERS/Jose de Jesus Cortes

Nesta sexta-feira, após uma onda de críticas, o presidente norte-americano alegou que não tinha outra opção. O argumento de Biden é que os recursos para a nova fase do muro estão dentro de um pacote de gastos público aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados do país.

“Fui informado que eu não tenho escolha. Pela lei, tenho de aplicar essa verba para o fim que foi designado”, disse.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-diz-que-aviao-dos-eua-voou-perto-de-seu-espaco-aereo-e-enviou-caca-para-escoltar-americanos-para-longe

G1 Mundo

Rússia diz que avião dos EUA voou perto de seu espaço aéreo e enviou caça para escoltar americanos para longe

Esses incidentes têm sido mais frequentes. No fim de agosto, a Rússia afirmou que enviou um avião de combate para impedir que um drone de reconhecimento da força aérea dos EUA cruzasse suas fronteiras sobre o Mar Negro. Imagem de um MiG-31 russo — Foto: Dmitriy Pichugin/Creative Commons O Ministério de Defesa da Rússia afirmou nesta sexta-feira (6) que um jato da força aérea do país escoltou uma aeronave dos […]

today6 de outubro de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%