Notícias

ONU diz ter ‘claras evidências’ de que crimes de guerra podem ter sido cometidos por Hamas e Israel

today10 de outubro de 2023 12

share close

A declaração foi feita pela Comissão de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado, que apura as possíveis infrações cometidas durante o conflito.

Em nota à imprensa, a Comissão afirmou que grupos armados de Gaza mataram a tiros centenas de civis desarmados e que fazer reféns civis e usar civis como escudos humanos “são crimes de guerra”.

O grupo definiu estar “seriamente preocupada com o mais recente ataque de Israel a Gaza” e com o anúncio de um cerco total” a Gaza. A medida envolve retenção de água, alimentos, eletricidade e combustível, o que para a ONU “sem dúvida, custará vidas civis e constituirá um castigo coletivo”.



“A Comissão insta as forças de segurança israelitas e os grupos armados palestinianos a respeitarem estritamente o direito internacional humanitário e o direito internacional dos direitos humanos”, diz a Nações Unidas, na nota.

No texto, a ONU afirmou que o único caminho para a paz é “abordar as causas profundas do conflito, nomeadamente pondo termo à ocupação ilegal do território palestiniano e reconhecendo o direito do povo palestiniano à autodeterminação”.

Soldados israelenses carregam um cadáver enquanto recolhem corpos após ataques de Gaza no Kibutz Kfar Aza, no sul de Israel, 10 de outubro de 2023. — Foto: REUTERS/Ronen Zvulun

O conflito na região começou no último sábado (7). Homens armados do Hamas, grupo terrorista que atua no território Palestino, invadiram Israel e atacaram diversas cidades. Naquele dia, os integrantes abriram fogo contra civis que estavam nas ruas. Entenda abaixo o que aconteceu até agora.

Israel, que revidou os ataques, reforçou suas tropas no sul do país e nos arredores da Faixa de Gaza. Nesta terça-feira, a Defesa israelense disse ter retomado o controle da fronteira.

Ainda segundo o governo israelense, nenhuma invasão foi registrada durante a segunda-feira (9). Minas foram instaladas na região da barreira que foi violada pelo Hamas no sábado, para evitar novas invasões.

O conflito entre Israel e o Hamas já dura quatro dias. Nesta terça-feira, Israel anunciou um ataque em larga escala contra o grupo terrorista, com mais de 200 alvos sendo bombardeados na Faixa de Gaza.

Civis são as principais vítimas do arsenal empregado pelo Hamas e por Israel

Civis são as principais vítimas do arsenal empregado pelo Hamas e por Israel

O que aconteceu até agora?

▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou 5 mil foguetes.

  • Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.
  • Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.

▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.

  • “Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque.
  • “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.”
  • Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.

VE Infográfico mostra ponto a ponto do conflito entre Israel e Hamas — Foto: Editoria de arte/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a Notícias.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-divulga-novo-gabarito-de-concurso-nesta-quarta-feira

Prefeitura de Guarujá

Guarujá divulga novo gabarito de concurso nesta quarta-feira

A Prefeitura de Guarujá informa que, no gabarito referente à aplicação das provas do concurso público, realizadas no último domingo (8), algumas questões referentes aos cargos de agente de manutenção de veículos e agente de serviços de alimentação, tiveram resultados publicados incorretamente. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), responsável pela organização do concurso, informou que o novo gabarito será divulgado nesta quarta-feira (11), com as devidas correções. O candidato […]

today10 de outubro de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%