G1 Mundo

Operação israelense na Cisjordânia deixa 5 palestinos mortos e 66 feridos

today19 de junho de 2023 12

Fundo
share close

A operação, iniciada para prender 2 pessoas da Jihad Islâmica, foi acompanhada por helicópteros que auxiliavam os combatentes israelenses no solo. O conflito armado entre os dois lados também deixou 7 membros do exército feridos.

A mídia israelense informou que foi o primeiro uso de um helicóptero de ataque no território desde a revolta palestina no início dos anos 2000.

Helicóptero de ataque israelense sobrevoa a região de Jenin, na Cisjordânia, durante operação em 19 de junho de 2023 — Foto: Raneen Sawafta/REUTERS



Os militares israelenses disseram que as tropas sofreram uma “troca intensa de tiros” durante uma operação de prisão em Jenin e atiraram contra homens armados palestinos.

“No momento em que as forças de segurança saíam da cidade, um veículo militar foi atingido por um dispositivo explosivo, que o deixou danificado”, disse o exército, acrescentando que os helicópteros “abriram fogo contra os pistoleiros para ajudar na retirada das tropas”.

O uso de uma bomba na Cisjordânia pelos militantes foi “muito incomum e dramático”, disse o porta-voz militar israelense, tenente-coronel Richard Hecht, acrescentando que pode afetar a futura estratégia militar no território.

Israel não confirmou que os dois alvos da operação foram presos ou mortos.

Veículos blindados de Israel passam pelas ruas de Jenin, na Cisjordânia, durante operação em 19 de junho de 2023 — Foto: Mohammed Torokman/REUTERS

O Ministério das Relações Exteriores do Egito condenou o que chamou de “escalada contínua de Israel contra os palestinos”, dizendo que isso apenas inflamou ainda mais a situação e minou os esforços para reduzir as tensões regionais.

Israel e os palestinos passam por meses de violência, concentrada principalmente na Cisjordânia, onde cerca de 124 palestinos foram mortos neste ano. A cidade de Jenin tem sido um dos principais focos do combate.

Por outro lado, ataques palestinos já vitimaram cerca de 20 israelenses neste ano.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

macron-bebe-cerveja-com-apenas-um-gole-e-gera-polemica-na-franca;-video

G1 Mundo

Macron bebe cerveja com apenas um gole e gera polêmica na França; VÍDEO

Um vídeo divulgado nas redes sociais e na televisão mostra Macron, de 45 anos, recebendo uma garrafa de Corona no vestiário do Toulouse após a final disputada no sábado (17) no Stade de France, em Saint-Denis. Após ser instado a beber de um gole só, o presidente esvazia a garrafa em 17 segundos sob aplausos e gritos da comissão técnica e dos jogadores do Toulouse, que venceu o La Rochelle […]

today19 de junho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%