G1 Santos

Operação-padrão dos auditores da Receita Federal atrasa liberação de mais de 5 mil contêineres no Porto de Santos, aponta sindicato

today25 de junho de 2022 9

Fundo
share close

O Porto de Santos tem cerca de cinco mil contêineres esperando a liberação. De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA), o atraso por conta da operação-padrão dos auditores ficais da Receita Federal faz com que as caixas metálicas permaneçam mais tempo do que o previsto nos terminais. Os auditores começaram o esquema em dezembro de 2021.

A fila de contêineres é referente ao período dos últimos 50 dias e, segundo o vice-presidente do Sindicato dos Auditores-fiscais da Receita Federal (Sindifisco), Flavio Prado, ocorre pela operação-padrão, que consiste em uma análise mais criteriosa de cada contêiner, o que acaba causando uma lentidão do processo.

De acordo com o ANFFA, que representa os fiscais federais agropecuários em todo o Brasil, a situação de Santos é reflexo da mobilização e do desgaste imposto à carreira.

Em abril deste ano, os profissionais aduaneiros de Santos e de outras cidades da região realizaram um protesto em frente ao prédio da Alfândega do cais santista. A categoria reivindicava o pagamento de um bônus variável, que foi acordado em 2016, além da abertura de concurso público pela Receita Federal e o retorno do orçamento da Receita.



Segundo a Sindifisco, só a liberação da Receita Federal está demorando cerca de 30 dias na exportação e 20 dias na importação, devido a operação-padrão. Soma-se a esse tempo o eventual atraso na liberação dos auditores fiscais agropecuários.

Ato público em frente a Alfândega de Santos busca respostas sobre promessas do Governo Federal — Foto: Alessandra Arnosti/Sindifisco Santos

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-guaruja,-conscientizacao-ambiental-e-tema-de-acao-para-700-alunos

Prefeitura de Guarujá

Em Guarujá, conscientização ambiental é tema de ação para 700 alunos

Alunos do 3°, 4° e 5° ano das Escolas Municipais Benedicta Blac e Mário Cerqueira participaram de palestras em uma tenda inflável montada no pátio das unidades Cerca de 700 alunos da rede municipal de ensino participaram de uma ação de conscientização ambiental. A iniciativa ocorreu entre os últimos dias 20 e 22 nas Escolas Municipais Benedicta Blac e Mário Cerqueira, ambas no bairro do Perequê, em uma realização das […]

today25 de junho de 2022 59

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%