G1 Mundo

Otan afirma que Suécia cumpriu obrigações para integrar a aliança

today4 de junho de 2023 8

Fundo
share close

Turquia bloqueia adesão do país há 13 meses, por considerá-lo muito benevolente com os ativistas curdos que ocupam o território sueco.


O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, exibe pedidos de adesão à aliança de Suécia e Finlândia em Bruxelas, na sede do organismo — Foto: JOHANNA GERON / Pool / AFP Photo



Em resposta a uma exigência de Ancara, o Parlamento sueco aprovou recentemente uma nova lei que proíbe, desde 1º de junho, atividades vinculadas a grupos extremistas, o que reforçou a legislação antiterrorista do país.

“A Suécia adotou medidas concretas e significativas para responder às preocupações da Turquia“, disse Stoltenberg à imprensa antes de uma reunião com Erdogan, que tomou posse no último sábado (3) para o terceiro mandato presidencial, que vai até 2028.

“A Suécia cumpriu com suas obrigações”, insistiu o secretário-geral da Otan, que compareceu à cerimônia de posse de Erdogan ao lado de dezenas de líderes de todo o mundo.

Turquia e Hungria são os únicos entre os 31 países membros da Otan que ainda não ratificaram a adesão da Suécia à aliança.

A Otan tem uma reunião de cúpula programada para 11 e 12 de julho na Lituânia.

“O acesso da Suécia à Otan reforçará sua segurança, mas também tornará a Turquia mais forte”, acrescentou Stoltenberg, que espera “finalizar a adesão da Suécia o mais rápido possível”.

A reunião com Erdogan, no Palácio Dolmabahçe em Istambul, foi “produtiva”, de acordo com Stoltenberg. O encontro teve a presença do novo ministro das Relações Exteriores e ex-diretor do serviço secreto turco, Hakan Fidan.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

deslizamento-de-terra-deixa-19-mortos-no-sudoeste-da-china

G1 Mundo

Deslizamento de terra deixa 19 mortos no sudoeste da China

A encosta da montanha desabou sobre as instalações de produção e moradia de uma mineradora local, segundo informações da mídia estatal. Um deslizamento de terra em uma mina na província de Sichuan, no sudoeste da China, deixou 19 mortos neste domingo (4), informou a mídia estatal chinesa CCTV. Segundo informações da Reuters e da France Presse, o acidente aconteceu no topo de uma montanha, em uma área de exploração florestal […]

today4 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%