G1 Mundo

Otan prorroga mandato de Stoltenberg como secretário-geral até 2024

today4 de julho de 2023 5

Fundo
share close

O anúncio aconteceu uma semana antes de uma reunião de cúpula crucial na Lituânia, que examinará a adesão da Ucrânia.

“Honrado pela decisão dos aliados da Otan de estender meu mandato como secretário-geral até 1º de outubro de 2024”, tuitou Stoltenberg, de 64 anos.

“Os vínculos transatlânticos entre Europa e América do Norte garantiram nossa liberdade e segurança durante quase 75 anos e, em um mundo mais perigoso, nossa Aliança é mais importante do que nunca”, acrescentou o norueguês, que é secretário-geral da aliança desde 2014.



A prorrogação do mandato, que era aguardada há várias semanas devido à falta de consenso sobre o nome de um possível sucessor, foi aprovada durante uma reunião dos embaixadores dos 31 países membros na sede da organização, em Bruxelas.

Outros possíveis candidatos ao cargo, como a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen e o ministro britânico da Defesa, Ben Wallace, se afastaram recentemente da disputa.

Stoltenberg, que foi primeiro-ministro da Noruega de 2005 a 2013, foi nomeado em 1º de outubro de 2014 para um mandato de quatro anos. Ele cumpriu dois mandatos completos e o segundo já havia sido prorrogado por um ano, em 2022, após a invasão da Ucrânia.

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, celebrou a nova prorrogação do mandato e afirmou que Stoltenberg demonstrou uma “liderança forte em tempos difíceis”.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também elogiou a medida e afirmou que a aliança militar está “mais forte, unida e decidida que nunca”.

“Com sua liderança, experiência e julgamento, o secretário-geral Stoltenberg conduziu nossa Aliança pelos desafios mais significativos na segurança europeia desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou Biden em um comunicado.

O secretário-geral da Otan foi elogiado pelos países membros por seu sangue frio na estratégia da aliança, no momento em que a Europa enfrenta o conflito armado mais grave desde a Segunda Guerra Mundial.

Isto significa manter um apoio incondicional a Kiev, mas assegurando, ao mesmo tempo, que a guerra não se transforme em um possível conflito nuclear entre a Otan e a Rússia.

Na reunião de cúpula de Vilnius (Lituânia), em 11 e 12 de julho, o norueguês terá que equilibrar novamente os pedidos da Ucrânia sobre sua adesão e as dúvidas dos Estados Unidos sobre estabelecer um calendário preciso para o processo.

A invasão russa da Ucrânia abalou o cenário da segurança na Europa e provocou um novo estímulo à Otan, com países como Finlândia e Suécia apresentando pedidos de adesão à aliança.

O artigo 5 da aliança estipula que um ataque contra um membro é considerado um ataque contra todos os países membros.

A Finlândia, que compartilha uma fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia, se tornou em abril o 31º Estado membro da Otan. O pedido de adesão da Suécia está bloqueado por Hungria e Turquia.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tiroteio-no-texas-deixa-3-mortos-e-oito-feridos;-biden-deve-convocar-reuniao-para-debater-uso-de-armas-nos-eua

G1 Mundo

Tiroteio no Texas deixa 3 mortos e oito feridos; Biden deve convocar reunião para debater uso de armas nos EUA

Segundo a CNN, a polícia não confirmou se o crime foi relacionado com gangues, questões familiares ou outro motivo. Presidente dos EUA, Joe Biden, durante discurso para o país em 29 de junho de 2023 — Foto: Kevin Lamarque/REUTERS Tiroteio em Fort Worth, na região do Texas, nos Estados Unidos, deixa três mortos e oito feridos. Segundo a CNN, a polícia não confirmou em coletiva se o crime foi relacionado […]

today4 de julho de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%