G1 Mundo

‘Ouvimos eles chorando’: indígena relata momento em que encontrou crianças perdidas na Amazônia colombiana

today13 de junho de 2023 14

Fundo
share close

“Ouvimos eles chorando e eu disse ao meu colega que as crianças estavam lá. Ele correu para que as crianças vissem que estávamos procurando por eles. Quando as crianças viram que éramos humanos, continuaram chorando e correram para ele”, disse Edwin Manchola, um dos guardas indígenas.

Nicolas Ordonez, outro indígena que participou das buscas, correu em direção às crianças. “No primeiro momento em que os encontramos, eu disse a eles: ‘Somos uma família, viemos em nome de seu pai, avó, tios, somos uma família’, afirmou.

“Depois de abraçá-las [as meninas], dando-lhes calor humano, nos aproximamos do menino, que estava deitado. Ele se levantou e disse muito conscientemente: ‘Minha mãe morreu'”, afirmou Ordonez. “Imediatamente mudamos a narrativa para uma mais otimista: ‘Mas sua avó está procurando por você. Seu pai e seu tio estão aqui.’ Foi quando ele disse: ‘Eu quero farinha com chouriço’.”



As crianças, de 1 a 13 anos, sobreviveram a um acidente de avião em 1º de maio que matou sua mãe e outros dois adultos e foram encontradas na sexta-feira (9) na província de Caquetá após semanas de buscas por militares e comunidades indígenas.

O avô dos jovens, Narciso Mucutuy, contou que os netos foram encontrados debilitados. Segundo ele, a irmã mais velha alimentou a menor, de pouco em pouco, com o conteúdo de uma mamadeira. “Depois disso, foi só água”, disse.

“A menina [mais velha] tinha diarreia toda hora porque [o cocô dela] não endurecia, era só água. Quando foram encontrados, anteontem, ela disse que não conseguia mais andar. Ela estava muito cansada”, afirmou Mucutuy. “Todos eles estavam no mesmo lugar, sentados e com a menininha entre as pernas quando foram encontrados.”

Irmãos passaram 40 dias perdidos na Floresta Amazônica




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

homem-e-preso-em-flagrante-por-trafico-apos-fugir-de-abordagem-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Homem é preso em flagrante por tráfico após fugir de abordagem no litoral de SP

Suspeito foi detido por agentes do 2º Distrito Policial de São Vicente (SP), que faziam investigações no bairro Vila Margarida. Homem é preso em flagrante por tráfico após fugir de abordagem em São Vicente (SP) — Foto: Divulgação/Polícia Civil Um homem, de 22 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas, nesta segunda-feira (12), em São Vicente, no litoral de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, ele foi detido […]

today12 de junho de 2023 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%