G1 Santos

Paciente com miomas uterinos sofre com ‘sangramentos constantes’ e luta por consulta há mais de um ano: ‘é desumano’

today27 de novembro de 2022 14

Fundo
share close

Uma mulher, de 46 anos, diagnosticada com três miomas uterinos [tumores benignos formados por tecido muscular] contou ao g1 que espera há mais de um ano, com dores e sangramentos, por uma consulta com um ginecologista em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Lilian de Lucena Santos, informou ser atendida por clínico geral, enquanto espera para passar pelo especialista.

“Estou com sangramento constante. Me colocaram em uma lista de espera e sou a [paciente] número 611. Estou esperando para passar pela ginecologista, que vai dizer se vou precisar fazer cirurgia. Estou de mãos atadas, definhando. Tem dias que não consigo buscar minha filha na escola”, disse.

Lilian contou que os tumores começaram a aparecer em 2019 e que causam muitas dores, sangramento constante, além de fraqueza e enjoos. Atualmente, cada mioma tem 6,4 cm, 2,6 cm e 1,2 cm. “Não consigo nem comer mais. Até bolacha de água e sal deixa a minha barriga inchada. Cada dia vai se agravando. Minha cabeça dói diariamente. Isso é desumano”.



A Prefeitura de Praia Grande afirmou, em nota, já ter marcado duas consultas com um médico ginecologista, mas Lilian não compareceu. Na primeira, em 13 de abril deste ano, a paciente teria faltando. Já na segunda, em 24 de agosto, a administração municipal alega que a paciente pediu pela retirada do nome da agenda, pois já havia sido atendida por um especialista.

Lilian, por sua vez, confrontou as informações da prefeitura, disse que nunca foi agendada consulta. “Ter duas consultas com ginecologista? Isso não é verdade. Em abril eu me lembro de ter tido um ultrassom, que eu não fui porque estava passando mal e estava com sangramento. Não era consulta com especialista. Teve um exame em 2022, mas consulta com especialista eu não me recordo”.

A administração municipal ressaltou que após consulta com o médico da família, em 24 de outubro, a paciente foi inserida em uma nova requisição de consulta com ginecologista. Segundo a Secretaria de Saúde, a previsão é que o agendamento seja feito para 30 de novembro no Centro de Atenção a Saúde da Mulher (CEAS Mulher).

A prefeitura negou, ainda, que exista pedido de cirurgia no sistema em nome da paciente. “O mesmo só poderá ser feito, caso necessário, após avaliação do especialista”, destacou, em nota.

Miomas uterinos — Foto: Divulgação/brgfx/Freepik

De acordo com o Ministério da Saúde miomas são tumores uterinos benignos formados por tecido muscular. A causa é desconhecida, mas o crescimento depende de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa. O órgão explica que o tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico: miomectomia [retirada do mioma] ou histerectomia [retirada do útero].

Consta na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério Federal que a maioria dos miomas não provoca sintomas, mas alguns causam o aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia.

Outro sintoma é o aumento do volume abdominal: “Os miomas podem ocupar qualquer posição no útero e, quanto mais perto da parte central se desenvolverem, maior a probabilidade de provocarem sangramento”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

circuito-mares-acontece-neste-domingo,-na-praia-da-enseada

Prefeitura de Guarujá

Circuito Mares acontece neste domingo, na Praia da Enseada

Essa é a sexta etapa da competição e reunirá 2400 atletas Guarujá irá receber o Circuito Mares, competição de águas abertas, neste domingo (27), na Praia da Enseada. O evento terá início às 7h30 e reunirá cerca de 2400 atletas de natação, corrida e aquathlon (corrida e natação). A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel). Na natação serão […]

today27 de novembro de 2022 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%