Prefeitura de Guarujá

Pacientes das Usafas possuem treinamento funcional para melhora da saúde

today28 de junho de 2023 17

Fundo
share close

Mais de 100 pessoas já foram alcançadas pela iniciativa em quatro bairros da Cidade

Em Guarujá, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) atua garantindo qualidade de vida para a população, por meio de palestras, atendimentos individuais e grupos. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, o Nasf C desenvolve o grupo Movimenta, projeto que realiza treinamentos funcionais a pacientes das unidades de saúde da família, da rede municipal de saúde.

Há um ano, o Movimenta promove a melhora do equilíbrio, força, resistência e memória dos assistidos. Coordenado pela educadora física, Aline Cabral, o projeto, aproximadamente, já alcançou 120 pessoas até o momento.

Aline ministra todas as aulas. As turmas são majoritariamente compostas por idosos que usufruem das aulas para atenuação ou prevenção de comorbidades crônicas e depressão geriátrica que acompanham o envelhecimento.

A profissional destaca que a iniciativa também promove convívio social. “Eles dão risada, fazem amizades e criam vínculos. Assim, eles recebem a atenção que, devido à rotina, às vezes os filhos não conseguem dar”. As comemorações como festa junina, Páscoa e Natal ao longo do ano incentivam as interações.



Aparecida de Fátima Santos Alves, de 68 anos, faz as aulas no Nasf C há um ano e rasga elogios à educadora. “Ela é extremamente cuidadosa, dedicada e uma professora maravilhosa”. Por conta de recomendações médicas e prevenção da saúde, ela frequenta as aulas com o marido, Urbano, que possui problemas neurológicos. Aparecida diz que ele aproveita bastante as aulas de alongamento dadas pela professora. “Ele não gosta de sair de casa, mas para vir às aulas dela, ele sai”, menciona.

Para Antônio Pereira Filho, de 78 anos, que também frequenta o grupo há um ano, as aulas melhoram o corpo, a mente e a respiração. Ele diz que faz parte do grupo por recomendações médicas e enxerga a necessidade de continuar se movimentando. “Sempre joguei futebol e, agora, com mais idade é importante fazer um exercício”.

Em Guarujá, existem três Nasfs que abrangem as 15 Unidades de Saúde da Família. Além do projeto que é desenvolvido no Nasf C, os outros dois núcleos possuem iniciativas similares nos bairros alcançados.

Confira os locais das aulas e como participar:

Para participar, é necessário apresentar o cartão da família e o do SUS na Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro onde reside, já que cada bairro é alcançado por determinado Nasf. As aulas do Nasf C acontecem diariamente, em quatro bairros da Cidade (ver abaixo). A Usafa do bairro Santa Cruz dos Navegantes faz parte do Nasf C, mas não está incluída no cronograma de aulas do Grupo Movimenta.

Jardim Las Palmas

Local: Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios Empregados de Guarujá e Bertioga (Seeclag), na Rua Osvaldo Rubens Lourenço, 338-426.

Dia e Horário: Quartas-feiras, às 14 horas

Santa Rosa

Local: Paróquia Santa Rosa, na Avenida Manoel da Cruz Michael, 297.

Dia e Horário: Terças-feiras, às 15 horas

Jardim dos Pássaros

Local: Unidade de Saúde da Família (Usafa) do bairro, na Rua Rouxinol, 25.

Dia e horário: Segundas-feiras, às 8 horas

Jardim Boa Esperança

Local: Escola Municipal 1º de Maio, na Avenida Adriano Dias dos Santos, 611.

Dia e horário: Quartas-feiras, às 9 horas




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Nathan Bottene

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

camara-de-guaruja-tem-inscricoes-gratuitas-para-curso-de-libras

Prefeitura de Guarujá

Câmara de Guarujá tem inscrições gratuitas para Curso de Libras

As aulas acontecem a partir do dia 04 de julho, até o dia 28 de novembro, todas as terças-feiras, das 19 às 21 horas A Câmara Municipal de Guarujá está com inscrições abertas para o Curso Gratuito de Libras, que será realizado por meio da Escola do Legislativo e ministrado pelo pedagogo Sinval Soares. As aulas acontecem a partir do dia 04 de julho, até o dia 28 de novembro, todas […]

today28 de junho de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%