Papa começa visita à Hungria
No segundo dia de sua visita à Hungria, neste sábado (29), Francisco realizou uma cerimônia junto a cerca de mil fiéis na igreja neogótica de St. Elisabeth, construída no final do século XIX, no coração de Budapeste.
Em um discurso diante do primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, conhecido por sua política anti-imigração, Francisco alertou contra a “rigidez”, a tendência de “isolamento” nacionalista e pediu pela erradicação dos “males da indiferença”.
Papa Francisco durante discurso em Budapeste, na Hungria, em 28 de abril de 2023 — Foto: Andrew Medichini/Pool via REUTERS
Ucranianos não ficam na Hungria
Desde o início do conflito, mais de dois milhões de ucranianos transitaram pelo território húngaro, embora apenas 35 mil tenham solicitado o status de “proteção temporária” implementado pela União Europeia (UE), segundo dados do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur).
A posição ambígua de Orbán sobre o conflito não encoraja os ucranianos a permanecerem na Hungria. O líder nacionalista vai contra a solidariedade demonstrada pela UE e pela Otan e recusou-se a enviar armas para Kiev, mantendo laços estreitos com o Kremlin.
Publicar comentários (0)