G1 Mundo

Papa revela que assinou carta de renúncia para o caso de problemas de saúde

today19 de dezembro de 2022 9

Fundo
share close

A revelação do religioso foi feita em entrevista, neste domingo (18), ao jornal espanhol ABC.

“Assinei e disse: ‘Em caso de impedimento por razões médicas ou qualquer outra coisa, aqui está a minha renúncia. Você já tem'”, disse o papa.

Segundo o religioso, a carta foi assinada e entregue em 2013 ao então secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, antes dele se aposentar.



Questionado pelo entrevistador se gostaria que este fato fosse conhecido, Francisco respondeu: “É por isso que te disse”.

Por causa do problema no joelho, Francisco tem dificuldade para andar. Além de usar cadeiras de rodas algumas vezes, o religioso precisou cancelar ou reduzir algumas atividades nos últimos meses.

Em uma entrevista em julho, ele disse que precisava desacelerar. “Acho que com a minha idade e com essa limitação, tenho que me preservar um pouco para poder servir a igreja. Ou, alternativamente, pensar na possibilidade de me afastar”, disse na época.

O antecessor de Francisco, Bento XVI, renunciou em 2013 devido a problemas de saúde. Ele agora vive na Cidade do Vaticano.

Na entrevista, o pontífice também disse que planeja viajar a Marselha no próximo ano para participar de uma reunião de arcebispos.

O papa chamou a atenção para a gravidade das fake news envolvendo líderes políticos e sociais, que na avaliação dele, “podem destruir uma pessoa”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

copacabana-vira-‘pedacinho’-de-buenos-aires-apos-vitoria-na-copa

G1 Mundo

Copacabana vira ‘pedacinho’ de Buenos Aires após vitória na Copa

Torcedores argentinos vão para as ruas do bairro da Zona Sul carioca comemorar o tricampeonato da seleção de Messi. Copacabana vira 'pedacinho' de Buenos Aires após vitória na Copa O bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, passou a ser um pouco de Buenos Aires, após a Argentina conquistar a Copa do Mundo do Catar. Com a camisa 10 do ex-jogador Maradona, morto há pouco mais de […]

today19 de dezembro de 2022 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%