G1 Santos

Para OEA, ditadura de toga é democracia

today7 de março de 2025 4

Fundo
share close

Lawrence Maximus – 07/03/2025 14h15

Pedro Vaca, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes Fotos: Antonio Augusto/STF

De forma aberrativa e vexatória, a Relatoria Especial para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA reconheceu o compromisso do Brasil com a democracia e os direitos humanos.

O relator colombiano Pedro Vaca esteve em visita oficial ao país de 9 a 14 de fevereiro. Passou por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro e se reuniu com autoridades como ministros do STF e congressistas. Não há um prazo conhecido para que um documento final seja emitido por essa instância da OEA.

Não é novidade que vivemos uma ditadura de toga, perpetrada pelo ministro Alexandre de Moraes (STF), o aiatolá do Brasil. As principais arbitrariedades do ministro geralmente envolvem decisões excessivamente duras e questionáveis em relação à proteção de direitos fundamentais.

Principais arbitrariedades em relação a Alexandre de Moraes:





1. Ataque à liberdade de expressão: Decisões que limitam a liberdade de expressão, especialmente em relação à atuação nas investigações sobre notícias falsas e ataques a instituições democráticas. Em diversas ocasiões, ele determinou bloqueios de perfis em redes sociais e a prisão de pessoas acusadas de disseminar conteúdos que seriam considerados desinformação – tais decisões atentam contra a liberdade individual, configurando censura prévia.



2. Investigações sobre o 8 de janeiro: Moraes foi designado para coordenar as investigações sobre o ocorrido. Seu trabalho nessa área consolidou uma forma de perseguição política. Tal operação resultou na prisão de diversos apoiadores de Bolsonaro, visando enfraquecer figuras de oposição ao governo do presidente Lula (PT) – ultrapassando os limites de sua função.

3. Intervenção em investigações e prisões: Moraes tornou-se militante do atual governo, tomando decisões que invadem o campo da política, com prisões preventivas e medidas cautelares que são desproporcionais. Ele ordenou investigações sem ampla justificativa pública, o que levanta questões sobre a transparência de seu trabalho e de abuso de poder.

Em suma, o Brasil vive um estado de exceção, cujas arbitrariedades atribuídas ao ministro putrificam o equilíbrio entre a preservação da ordem pública e a garantia dos direitos fundamentais!

Lawrence Maximus é cientista político, analista internacional de Israel e Oriente Médio, professor e escritor. Mestre em Ciência Política: Cooperação Internacional (ESP), Pós-Graduado em Ciência Política: Cidadania e Governação, Pós-Graduado em Antropologia da Religião e Teólogo. Formado no Programa de Complementação Acadêmica Mastership da StandWithUs Brasil: história, sociedade, cultura e geopolítica do Oriente Médio, com ênfase no conflito israelo-palestino e nas dinâmicas geopolíticas de Israel.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Ministra dos Direitos Humanos recebeu relator de órgão da OEA

2 Relatório da OEA põe Alexandre de Moraes em alerta; entenda

3 Enviado da OEA ao Brasil recebe ONG que defende crianças trans

4 Jair Bolsonaro recebe enviado da OEA e denuncia Moraes

5 Quem é Pedro Vaca, relator de órgão da OEA, que está no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: Lawrence Maximus

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

do-perdao-a-hipocrisia:-a-anistia-seletiva-nas-democracias-autoritarias

G1 Santos

Do Perdão à Hipocrisia: A Anistia Seletiva nas Democracias Autoritárias

Marisa Lobo - 07/03/2025 09h34 Ato de 8 de janeiro Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil A “anistia seletiva” é uma prática controversa que revela as profundas fissuras em certas “democracias” autoritárias, onde a concessão de perdão é manipulada ao sabor das conveniências políticas, vemos isso acontecer no Brasil. Em teoria, a anistia deveria ser uma ferramenta para a reconciliação nacional e a pacificação social, porém, em muitos casos, transforma-se em um […]

today7 de março de 2025 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%