G1 Mundo

Partido de Javier Milei tem a terceira maior bancada do Congresso após eleições

today23 de outubro de 2023 10

Fundo
share close

O partido A Liberdade Avança, do candidato ultraliberal Javier Milei, elegeu 35 deputados e oito senadores nas eleições da Argentina neste domingo (22).

O partido, fundado em 2021, foi o que mais cresceu no Legislativo. Na legislação atual, eles têm apenas três deputados (um deles é o próprio Milei) e nenhum senador. Agora, passa a ser a terceira maior bancada no Congresso, com 38 deputados e oito senadores.

No domingo, os argentinos votaram no primeiro turno das eleições presidenciais e também para renovar 130 cadeiras das 257 na Câmara dos Deputados, e 24 cadeiras das 72 no Senado.



Quem é Javier Milei: candidato da extrema direita que lidera primárias na Argentina

Quem é Javier Milei: candidato da extrema direita que lidera primárias na Argentina

A coligação de partidos peronistas União pela Pátria, do candidato Sergio Massa, perdeu 10 assentos, mas seguirá sendo a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 108 das 257 cadeiras.

A segunda força na Câmara seguirá sendo a coalizão de centro-direita Juntos pela Mudança (JxC), cuja candidata Patricia Bullrich (23,8%) ficou de fora do segundo turno. A bancada terá 93 deputados. Das 55 que estavam na disputa, apenas 31 conseguiram se eleger.

Somados, os partidos de oposição ao peronismo (Liberdade Avança e Juntos pela Mudança) têm mais deputados do que a bancada do União pela Pátria.

Eleições presidenciais e o Congresso

Massa recebeu 36,6% dos votos no primeiro turno. Milei recebeu 29,9% dos votos nas eleições presidenciais no domingo.

Caso Massa vença o segundo turno, o peronismo terá que conquistar mais de 20 deputados de oposição para assegurar o quórum mínimo de 129 deputados para deliberar e debater leis. A Câmara renova a metade dos assentos a cada dois anos.

Confira como ficou o Congresso argentino após as eleições abaixo:

  • União pela Pátria:

    antes: 118

    agora: 108
  • Juntos pela mudança

    antes: 117

    agora: 93
  • A Liberdade Avança

    antes: 3

    agora: 38
  • Outros

    antes: 19

    agora: 18

  • União pela Pátria:

    antes: 31

    agora: 34
  • Juntos pela mudança

    antes: 33

    agora: 24
  • A Liberdade Avança

    antes: 0

    agora: 8
  • Outros

    antes: 8

    agora: 6




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

vida-tranquila-em-aldeia,-espirito-aventureiro-e-comida-de-gente:-os-‘segredos’-que-fizeram-bobi,-o-cao-mais-velho-do-mundo,-viver-31-anos-e-bater-recorde

G1 Mundo

Vida tranquila em aldeia, espírito aventureiro e comida de gente: os ‘segredos’ que fizeram Bobi, o cão mais velho do mundo, viver 31 anos e bater recorde

Qual o segredo da longevidade? Enquanto a resposta pode provocar reflexões entre humanos, para o cachorro Bobi, a solução pode estar na forma como ele conseguiu levar a vida ao longo de 31 anos: uma rotina tranquila em uma aldeia em Portugal, um espírito aventureiro (ele só sobreviveu porque se escondeu entre lenhas), e uma alimentação baseada em "comida de gente". Bobi, um puro Rafeiro do Alentejo, uma raça portuguesa, […]

today23 de outubro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%