G1 Mundo

Partidos pró-democracia vencem eleição da Tailândia

today15 de maio de 2023 8

Fundo
share close

Com mais de 99% dos votos apurados nesta segunda-feira, o Partido do Movimento Adiante deverá conquistar 151 das 500 cadeiras da Câmara dos Representantes, com o populista Pheu Thai em segundo lugar, com 141 assentos.

Já o partido do primeiro-ministro Prayut Chan-o-cha, um general que chegou ao poder com um golpe em 2014, deve receber apenas 36 assentos eleitorais. Um monarquista conservador, Prayuth fez uma campanha eleitoral fortemente nacionalista, alertando que as promessas de reforma feitas pelos partidos da oposição trarão o caos.

Paetongtarn Shinawatra, líder do movimento Pheu Thai durante discurso em 14 de maio de 2023 — Foto: Athit Perawongmetha/REUTERS



O Pheu Thai é liderado por Paetongtarn Shinawatra, filha do ex-primeiro-ministro e bilionário exilado Thaksin Shinawatra. Já o Partido do Movimento Adiante é liderado por Pita Limjaroenrat, um executivo de tecnologia de 42 anos. Seus candidatos jovens fizeram uma campanha com uma mensagem simples: a Tailândia precisa mudar.

Estas eleições foram as primeiras no país desde os grandes protestos de 2020 que exigiram uma reforma da monarquia e expuseram profundas divisões no reino, entre as gerações mais jovens que querem mudanças e as elites ligadas ao rei e aos militares.

Os números divulgados nesta segunda-feira confirmam a tendência das sondagens, que previam uma “pesada derrota” para o premiê Prayut.

Premiê tailandês Prayut Chan-O-Cha durante passeata nas ruas de Bangkok em 3 de abril de 2023 — Foto: Sakchai Lalit/AP

Ainda assim, o complexo sistema eleitoral da Tailândia dá ao candidato apoiado pelos militares uma votação confortável que pode limitar a mudança esperada ou mesmo abrir um novo período de instabilidade.

Embora os partidos de oposição estejam em alta na contagem, a constituição da Tailândia de 2017 foi projetada para favorecer partidos ligados aos militares.

Um partido político, ou coalizão, precisa obter uma maioria de 376 votos, tanto dos 500 assentos da Câmara dos Deputados quanto de um colégio de 250 senadores biônicos escolhidos a dedo pelos militares.

Nas controversas eleições de 2019, Prayut garantiu a sua continuidade como premiê justamente com o apoio desses senadores biônicos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-fascinante-historia-da-ilha-que-deu-origem-a-cidade-de-nova-york-e-foi-vendida-por-us$-1

G1 Mundo

A fascinante história da ilha que deu origem à cidade de Nova York e foi vendida por US$ 1

Faltam oito minutos para chegar ao destino. Governors Island (“ilha dos governadores”, em português) tem cerca de 70 hectares e fica a apenas 730 metros de distância da maior metrópole dos Estados Unidos — Nova York. Mas a grande cidade simplesmente desaparece da mente do visitante. Um forte de arenito vermelho do século 19 e um restaurante de frutos do mar dão as boas-vindas aos recém-chegados. Eles relembram o passado […]

today15 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%