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O pedágio mais caro do Brasil, no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), será reajustado a partir de segunda-feira (1º). O valor, antes em R$ 35,30, passará para R$ 36,80 – para veículos de dois eixos, ou seja, de passeio. Na mesma data, as tarifas em outras rodovias do Estado de São Paulo também sofrerão mudanças (confira abaixo).
A Ecovias, concessionária que administra o SAI, informou que os novos valores foram autorizados pela Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp) e baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), conforme prevê o contrato.
A concessionária acrescentou, por meio de nota, que os reajustes consideram a recomposição inflacionária nos últimos 12 meses, ou seja, de junho de 2023 a maio deste ano.
Em dias de semana, a taxa cobrada na Rodovia dos Lagos era de R$ 17,30, passando para R$ 17,20. Aos finais de semana, o valor do pedágio, antes em R$ 28,80, passou para R$ 28,70.
Pedágio mais caro do Brasil, no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), será reajustado — Foto: A Tribuna Jornal
Assim como no ano passado, os pedágios das rodovias Cônego Domênico Rangoni e a Padre Manoel da Nóbrega também terão um aumento de R$ 0,70 e R$ 0,50, respectivamente.
Reajuste dos pedágios
Nome da rodovia | Código | Cidade | Km | Valor atual | Novo valor |
Cônego Domênico Rangoni | SP-055 | Santos | 250+464 | R$ 16,50 | R$ 17,20 |
Padre Manoel da Nóbrega | SP-055 | São Vicente | 279+950 | R$ 9,70 | R$ 10,20 |
Anchieta | SP-150 | Riacho Grande | 031+106 | R$ 35,30 | R$ 36,80 |
Rodovia dos Imigrantes | SP-160 | Piratininga | 032+381 | R$ 35,30 | R$ 36,80 |
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Na ocasião, a equipe de reportagem saiu de Santos (SP) e subiu a serra pela Rodovia dos Imigrantes. Depois, pegou um retorno próximo a São Paulo e voltou ao litoral por meio da Rodovia Anchieta. Tratam-se das duas rodovias que ligam a Baixada Santista à capital do estado. O Sistema Anchieta-Imigrantes é formado também pelas rodovias Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.
Na ida pela Imigrantes, a reportagem não registrou problemas no trajeto além de neblina na pista, situação alertada em placas pelo caminho. Na volta pela Anchieta, porém, filmou caminhões conduzidos pela faixa da esquerda, o que não é permitido.
A Ecovias esclareceu, à época, que existiam no trecho de serra da Anchieta, do km 40 ao 51, 20 placas informando a velocidade máxima permitida no local, 50km/h, e outras 15 alertando sobre a proibição de caminhões trafegarem pela faixa da esquerda.
A concessionária, no entanto, afirmou que não tinha poder de polícia para fiscalizar, perseguir ou punir infratores de qualquer natureza. A empresa declarou que buscava fornecer equipamentos, dados e recursos para que as autoridades competentes desempenhassem suas funções.
Por: G1
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