Tocando:

Rádio 97Web

‘Perderam o medo’, diz comandante após fim de semana com festas clandestinas em cidade com 100% de UTIs ocupadas

Escrito por em 14 de junho de 2021

Comandante Paulo Coelho, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, no litoral paulista, fala sobre os desafios após um fim de semana de fiscalização.

Comandante fala sobre fiscalização em São Vicente, SP

Comandante fala sobre fiscalização em São Vicente, SP

“Parece que as pessoas perderam o medo, e estão procurando agir até de forma natural”. O desabafo é do comandante Paulo Coelho, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, no litoral paulista, após um fim de semana de fiscalização. Em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (14), ele relatou os desafios após equipes encerrarem uma festa com mais de 500 pessoas e precisarem utilizar bombas de efeito e gás de pimenta para combater uma aglomeração.

Os desrespeitos às medidas de combate à Covid-19, como festas e aglomerações, ocorrem em um momento em que a cidade registra 100% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados para o tratamento do coronavírus. Mesmo diante deste cenário, reitera o comandante da GCM, os casos de desrespeito são recorrentes.

“A grande maioria não utiliza máscara, não obedece o distanciamento necessário, por isso, os casos têm aumentado bastante. As pessoas estão agindo de forma mais irresponsável”, relata o comandante.

Aglomeração foi flagrada em uma marina do município — Foto: Reprodução/Prefeitura de São Vicente

Neste último sábado (12), segundo a prefeitura, as equipes da força-tarefa formada pela GCM, Vigilância Sanitária e Secretaria de Desenvolvimento do Comércio, Indústria e Assuntos Portuários (Secinp) dispersaram diversas aglomerações. Imagens cedidas pela administração mostram festas e pessoas nas ruas sem utilizar máscaras (veja acima).

Diante desse cenário, explica o comandante, são cobradas forças-tarefas mais rigorosas para tentar reverter a situação da doença no município. “Houve flexibilização, até porque as pessoa precisam conviver um pouco, mas [alertamos] que procurem evitar lugares que estejam com aglomeração”.

O comandante afirma que a conscientização é fundamental, e que as pessoas podem ajudar a denunciar esses abusos. “As pessoas podem mandar imagens ou vídeos. Nesta força-tarefa, adiantamos a ação que seria mais tarde, antecipamos, conseguindo flagrar a aglomeração e encerrar as atividades”, conta. Para colaborar, o morador pode denunciar de forma anônima, pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp (13) 99641-0112.

Jovens foram flagrados aglomerando em praia de São Vicente, SP — Foto: Reprodução/Prefeitura de São Vicente

No sábado, no bairro Itararé, a força-tarefa se deparou com diversos pontos de aglomeração em quiosques. Um deles se encontrava fechado, porém, mais de 20 pessoas escutavam som alto em frente ao equipamento. Com o pedido da GCM para o encerramento da atividade, algumas pessoas resistiram em sair do local, e foi necessário o uso de gás de pimenta e bombas de efeito para dispersar a aglomeração.

Outros dois quiosques foram autuados por funcionarem após o horário permitido e por não apresentarem alvará de funcionamento. Na mesma noite, a força-tarefa dispersou uma aglomeração com mais de 20 pessoas em um píer no bairro Gonzaguinha.

Entretanto, a maior operação foi realizada em uma marina no bairro Japuí, onde ocorria uma festa clandestina com mais de 500 pessoas. A força-tarefa encerrou o evento, lavrou autos pela falta do uso de máscaras e apreendeu equipamentos de som. Neste caso, não houve resistência.

Guarda precisou usar spray de pimenta e bomba para interromper aglomeração — Foto: Reprodução/Prefeitura de São Vicente

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesau) de São Vicente, a cidade alcançou a lotação máxima dos leitos disponíveis para os pacientes mais graves com coronavírus na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José.

Os dez leitos de UTI disponíveis estão ocupados desde a última quinta-feira (10). Dos 37 leitos de enfermaria, 27 estão ocupados, representando lotação de 73% da capacidade total.

VÍDEOS: G1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *