G1 Mundo

Peru vai declarar estado de emergência após erupção do vulcão Ubinas

today4 de julho de 2023 11

Fundo
share close

O Peru vai declarar estado de emergência na área ao redor do vulcão Ubinas, na região da cidade de Moquegua, no sul do país, disse o primeiro-ministro nesta segunda-feira (3).

Esse é o vulcão mais ativo do país, e ele expele cinzas há vários dias.

O Instituto Nacional de Defesa Civil peruano (Indeci) disse em comunicado que o estado de alerta na área foi elevado de amarelo para laranja, segundo padrões nacionais, após o vulcão projetar cinzas a 1.700 metros de altura.



O sul do Peru, área de importantes jazidas de mineração, abriga uma dezena de vulcões ativos. O Peru também faz parte do chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, área com alta incidência de terremotos e atividade vulcânica.

O primeiro-ministro peruano, Alberto Otarola, disse que o estado de emergência provavelmente será declarado nos próximos dias para fornecer “as medidas de prevenção necessárias” para a região.

O Indeci aconselhou a população da região de 2.000 habitantes a ficar longe do vulcão e manter portas e janelas fechadas.

Máscaras e óculos foram distribuídos à população, acrescentaram as autoridades.

Em 2019, as autoridades peruanas deslocaram centenas de pessoas que viviam perto do vulcão Ubinas após explosões e emissões de cinzas.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

argentina-pede-a-petrobras-postergacao-de-pagamento-por-energia,-dizem-fontes

G1 Mundo

Argentina pede à Petrobras postergação de pagamento por energia, dizem fontes

Uma terceira pessoa, do lado argentino, confirmou que o pedido foi feito à Petrobras, que gera energia elétrica por meio de suas térmicas. A Argentina busca melhores condições para honrar seus compromissos financeiros diante das dificuldades econômicas do país, que por outro lado precisa de energia para enfrentar o inverno e aquecer as casas. O pedido ocorreu durante um encontro entre os presidentes dos países, Luiz Inácio Lula da Silva […]

today4 de julho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%