Prefeitura de Guarujá

Pesquisa domiciliar do Censo 2022 começa nesta segunda-feira

today31 de julho de 2022 74

Fundo
share close

Dados levantados por pesquisa são fundamentais para a formulação de políticas públicas e para melhoria da qualidade de vida da população

A partir de segunda-feira (1º), os moradores de Guarujá e de todo o País, começam a receber os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em suas residências, dando início à fase de pesquisa domiciliar do Censo Demográfico 2022.

O Município contará com 276 recenseadores para realizar as entrevistas casa a casa, além de 30 supervisores (15 em Guarujá e 15 em Vicente de Carvalho), para a execução desse trabalho, que é essencial para atualizar as informações sobre as condições de vida da população.

A participação dos moradores é fundamental. A partir dessas informações coletadas no Censo, municípios, estados e a União garantem, por exemplo, uma base de dados confiáveis e atualizados para a elaboração das políticas públicas e para melhoria da qualidade de vida da população. É importante esclarecer que as informações registradas no sistema pelo recenseador são sigilosas e criptografadas; nem mesmo o recenseador terá acesso a elas.

Essa etapa de entrevistas está prevista para terminar em 31 de outubro. As visitas às moradias acontecerão de segunda a segunda, sem horário pré-definido, mas geralmente em horário comercial. Quando necessário, em alguns casos, os recenseadores poderão comparecer nas residências após as 18 horas.



Segurança

Para segurança dos moradores, os técnicos trabalham uniformizados, possuem colete azul marinho, com o logo do IBGE, além de boné e bolsa da mesma cor. Eles utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na realização da pesquisa. Além disso, contam com um crachá, no qual consta um QRcode para conferir a identificação. É possível também tirar outras dúvidas pelo telefone 0800 721 8181.

No caso dos condomínios, onde o acesso costuma ser mais restrito, é possível solicitar ao recenseador ou supervisor que visitar o local, um cartaz com a foto e os dados do entrevistador, para que seja afixado no prédio, informando todos os moradores.

Censo

O Censo costuma ser feito a cada 10 anos e último foi realizado em 2010. Devido à pandemia e as restrições de deslocamento, o levantamento que aconteceria em 2020 foi adiado. Já em 2021, houve corte de recursos e a verba foi liberada somente este ano.

A pesquisa fornece um panorama da população brasileira que inclui além da contagem da população, características dos domicílios, identificação étnico racial, núcleo familiar, educação, entre outras. Os dados servem para subsidiar políticas públicas, orientar o planejamento da gestão e orçamentos governamentais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

carros-furam-bloqueio,-invadem-feira-livre-e-atropelam-duas-pessoas-em-santos,-sp

G1 Santos

Carros furam bloqueio, invadem feira livre e atropelam duas pessoas em Santos, SP

Dois homens que trabalhavam na montagem das barracas foram atingidos. Motorista de um dos veículos foi detido. Carro invadiu a feira livre e atropelou duas pessoas em Santos — Foto: g1 Santos Dois carros furaram um bloqueio, invadiram uma feira livre e atropelaram duas pessoas, na madrugada deste domingo (31), em Santos, no litoral de São Paulo. As vítimas foram socorridas e encaminhadas a unidades de saúde da cidade. Um […]

today31 de julho de 2022 25

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%