G1 Mundo

Pessoa com chave da cela não estava no local durante incêndio que matou 40 imigrantes, diz presidente do México

today11 de abril de 2023 17

Fundo
share close

Autoridades mexicanas disseram que o incêndio começou quando um ou mais migrantes incendiaram colchões em protesto contra deportação. Cinco pessoas foram presas após o caso.




Imagens de câmera de segurança mostram incêndio em cela do Centro de Migração no México

Imagens de câmera de segurança mostram incêndio em cela do Centro de Migração no México

Os 40 imigrantes que morreram em um incêndio em um centro de detenção no México, no mês passado, não conseguiram escapar porque a pessoa com a chave da cela, que estava trancada, não estava no local. A afirmação foi feita pelo presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, nesta terça-feira (11).

Autoridades mexicanas disseram que o incêndio começou quando um ou mais migrantes incendiaram seus colchões em protesto contra a deportação iminente, mas forneceram poucos detalhes sobre como o incidente de 27 de março custou tantas vidas, tornando-se uma das tragédias migratórias mais mortais da história do México.

Em entrevista à Reuters no mês passado, um guarda de segurança do centro disse que o oficial de migração que supervisionava a unidade masculina onde o incêndio começou havia deixado o prédio pouco antes do incidente.

Os comentários de López Obrador pareciam corresponder a esse relato.

“A porta estava trancada porque a pessoa com a chave não estava lá”, disse López Obrador em coletiva de imprensa regular.

Ele não detalhou o cargo ou a identidade da pessoa, mas disse esperar que a Procuradoria-Geral da República conclua rapidamente a investigação para identificar os responsáveis.

Até o momento, cinco pessoas foram presas, incluindo agentes de segurança privada e agentes do Instituto Nacional de Migração do México. Outro mandado de prisão segue pendente.

O Instituto de Migração não comentou a investigação ou as prisões.

Mulher chora em porta de ambulância na cidade de Juarez, no México em 28 de março de 2023 — Foto: Jose Luis Gonzalez/REUTERS

Mapa mostra a localização da cidade mexicana de Juarez, próxima à fronteira com os EUA — Foto: Arte g1

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

na-california,-adolescente-de-13-anos-dirige-carro-roubado,-foge-da-policia-e-bate-em-dois-veiculos;-uma-mulher-morre

G1 Mundo

Na Califórnia, adolescente de 13 anos dirige carro roubado, foge da polícia e bate em dois veículos; uma mulher morre

Veja vídeo da cena da batida. Além da mulher que morreu, 10 pessoas foram hospitalizadas. Mulher morre após acidente causado por adolescente em carro roubado na Califórnia Um adolescente de 13 anos dirigia um carro roubado na cidade de Woodland, na Califórnia, no sábado (8) e, durante uma perseguição policial, houve uma batida que deixou uma pessoa morta mais de dez feridas. O adolescente que dirigia o carro chamou a […]

today11 de abril de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%