G1 Santos

PF aciona Interpol sobre corpo encontrado por scanner dentro de contêiner no Porto de Santos, SP

today3 de outubro de 2023

Fundo
share close

A embarcação saiu de Singapura e atracou no dia 1º de setembro no Porto de Tanger, no Marrocos, quando o contêiner foi embarcado. O navio também passou pela Costa do Marfim. Já no Brasil, ele fez escala em Salvador (BA) antes de chegar ao Porto de Santos no dia 10 de setembro. Mas, apenas no dia 14 de setembro, é que o corpo foi detectado por um scanner no cais santista.

Segundo apurado pelo g1, a Polícia Federal enviou uma notificação do caso à Interpol. O objetivo é que a organização acione as autoridades do Marrocos e da Costa do Marfim, a fim de ajudar na investigação. Os trabalhos, para identificação do corpo, são coordenados pela Polícia Federal.

O cadáver também já passou por exame necroscópico para identificação no Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande (SP). Não há prazo definido para a conclusão deste documento.



Policia Federal aguarda laudo do IML para entender o caso do corpo encontrado em contêiner

Policia Federal aguarda laudo do IML para entender o caso do corpo encontrado em contêiner

A Polícia Federal informou, anteriormente, que trabalha com diferentes hipóteses na investigação sobre o corpo. O g1 apurou que duas possibilidades foram consideradas: a de que a vítima era refugiada no Marrocos e morreu durante a viagem ou a de que ela foi assassinada no país africano e, depois, foi colocada na caixa metálica.

Segundo o delegado Edson Patrício do Nascimento, o contêiner estava vazio, ou seja, sem cargas, e com o mecanismo de refrigeração desligado. A PF solicitou o exame necroscópico ao Instituto Médico Legal (IML) com o objetivo de descobrir mais informações sobre o cadáver, como o momento e a causa da morte, além da etnia e sexo. Não há prazo definido para a conclusão deste documento.

“Uma das hipóteses é a de que a pessoa possa ser um imigrante tentando sair do país”, explicou o delegado, que acrescentou sobre a possibilidade de assassinato. “Vai depender das informações que forem levantadas, principalmente, se o exame encontrar evidências de morte violenta”.

Scanner da Receita Federal detectou pela primeira vez em 12 anos um corpo em contêiner no Porto de Santos, SP — Foto: Diego Bertozzi/TV Tribuna

O delegado explicou também que, caso o exame necroscópico aponte que a morte aconteceu fora do Brasil — e que o caso não necessite mais da atribuição da PF –, as informações sobre o ocorrido serão encaminhadas para outro país, podendo ser o local onde a pessoa embarcou, nasceu ou morreu.

“Lá, poderão apurar as possíveis evidências do que aconteceu, se foi uma morte violenta ou não, as razões da pessoa estar dentro do contêiner e também a identificação civil dessa pessoa para que possam ser informados os seus parentes”, complementou o delegado.

Escaneamento apontou a presença de uma silhueta de corpo humano dentro de contêiner no Porto de Santos, SP — Foto: Receita Federal/Divulgação

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

imagem-peregrina-de-nossa-senhora-de-fatima-chega-a-guaruja-nesta-quinta

Prefeitura de Guarujá

Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega a Guarujá nesta quinta

A imagem vem de Fátima, Portugal, e ficará no Município por dois dias; missas, carreata e procissão integram a programação A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda diretamente de Fátima, cidade de Portugal, chegará em Guarujá nesta quinta-feira (5). Ela ficará na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro – Matriz de Guarujá (Praça da Matriz, s/nº – Centro) até sexta-feira (6). A imagem chegará na […]

today3 de outubro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%