G1 Santos

PF realiza Operação Gênesis em combate ao tráfico internacional de drogas na Baixada Santista

today18 de outubro de 2022 16

Fundo
share close

Ação aconteceu nesta terça-feira (18) nas cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande.

PF realiza Operação Gênesis em combate ao tráfico de drogas no litoral de SP — Foto: Polícia Federal



A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), a Operação Gênesis nas cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande, no litoral de São Paulo. A ação teve a finalidade de combater o tráfico de drogas nas cidades da Baixada Santista. A organização criminosa, alvo da operação, atua no processo de exportação de cargas lícitas pelo Porto de Santos.

Segundo a PF, a operação começou por volta das 5h e contou com a participação de 100 policiais. Eles realizaram a operação com o objetivo de cumprir 20 mandados judiciais expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Santos, sendo 17 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva.

Os policiais visitaram uma casa no bairro Embaré e um apartamento no bairro do Gonzaga. Duas pessoas foram presas durante a operação, sendo um homem e uma mulher. Segundo a PF, as duas pessoas eram donas de empresas ‘de fachada’. Eles colocavam os entorpecentes em cargas lícitas, como sacas de açúcar, e mandavam para países da Europa e da África.

PF realiza Operação Gênesis em combate ao tráfico de drogas no litoral de SP — Foto: Nina Barbosa

Segundo a PF, os mandados determinavam, ainda, a apreensão de todos os bens, imóveis e veículos, bem como de todos os valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras em nome de sete investigados. Nos endereços, os policiais apreenderam celulares e documentos que serão usados nas investigações.

Os investigados serão indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que variam de 10 a 25 anos de reclusão.

Policiais Federais durante a Operação Gênesis, no litoral de São Paulo — Foto: Nina Barbosa

As investigações tiveram início em novembro de 2021. No total, foram apreendidas, aproximadamente, 1,6 toneladas de cocaína em três eventos. O primeiro foi em Hamburgo, na Alemanha, e os demais em Santos. As cargas tinham o destino final a cidade de Antuérpia, na Bélgica e Durban, na África do Sul.

Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa atuava no processo de exportação de cargas lícitas (contratação, estufagem e transporte). Os entorpecentes eram colocados de forma oculta, aumentando a quantidades de cocaína destinadas ao países da Europa e África.

O nome da operação faz alusão a primeira apreensão, que deu origem ao procedimento, criando mecanismos que permitiram identificar os mandamentos de atuação da organização criminosa.

PF chegando na sede da Polícia Federal, no litoral São Paulo — Foto: Nina Barbosa

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

programa-docinhos-promove-acoes-para-combater-a-obesidade-infantil-em-guaruja

Prefeitura de Guarujá

Programa Docinhos promove ações para combater a obesidade infantil em Guarujá

Iniciativa acontece toda quarta e quinta-feira e conta com rodas de conversa, degustação de alimentos, entre outras atividades Para promover a educação alimentar, a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) realiza uma série de ações em alusão ao outubro laranja, que tem como foco o combate à obesidade infantil. A programação acontece toda quarta e quinta-feira deste mês, na Unidade de Especialidades em Diabetes e Obesidade […]

today18 de outubro de 2022 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%