G1 Santos

Pioneira na criação de búfalos, fazenda no interior de SP investe na produção de leite e em receitas

today22 de setembro de 2023 20

Fundo
share close

O Vale do Ribeira tem a maior população de búfalos do estado de São Paulo, que chega a 50.669 animais. Na região, Barra do Turvo com o maior número de cabeças, com cerca de 15 mil. Segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, 524 propriedades têm criação da espécie na região.

A Fazenda Barra do Capinzal, que fica em Registro, começou com a criação de búfalos em 1965 e é considerada a pioneira na produção da espécie no Brasil. Na época, o foco era voltado ao abate do animal para a venda da carne.

Fazenda Barra do Capinzal, que fica em Registro, começou com a criação de búfalos em 1965 — Foto: Mariane Rossi/g1



Em 1997, o cunhado de Fabrício Jader comprou a propriedade e incorporou a produção de leite de búfalas. A ordenha era feita de forma manual, um processo mais trabalhoso e demorado.

“Nós estávamos batendo uma quantidade animadora. E era tudo na mão. Nós precisávamos de três currais, naquela época, e em cada curral dois retireiros. Isso dificultava muito”, explica Jader, que passou a fazer gestão da fazenda após a morte do cunhado.

Em meados de 2005, a fazenda adotou a ordenha mecânica. O trabalho começa bem cedo, por volta das 5h. As 300 búfalas são retiradas do pasto e levadas para os currais. Elas entram nas baias, que comportam até oito animais. As teteiras são colocadas nas búfalas e sugam o leite.

Búfalas na Fazenda Capinzal, em Registro, no interior de São Paulo, e o gestor da fazenda, Fabricio Jader — Foto: Mariane Rossi/g1

“Nós pegamos um projeto, baseado em leite comum, e fizemos a ordenha. No começo, sofremos bastante para domesticar, para acostumar essas vacas a entrar na ordenha. E, do nada, começou a dar uma repercussão muito boa”, conta Jader.

Grande parte do leite extraído é enviado à laticínios da região. Uma pequena parcela é utilizada para a produz de queijos artesanais, vendidos na loja da fazenda, e para o preparo de outros pratos, também oferecidos no restaurante. Entre as delícias estão o doce de leite de búfala, o cappuccino e o pão de queijo de búfala (confira a receita abaixo).

“A tradição é o queijo. Começamos a inventar outras coisas também e uma delas foi o doce de leite, que realmente á uma coisa fantástica. No restaurante, os clientes foram dando ideais para a gente. Fomos tentando colocar em prática. Uma delas foi o pão de queijo, que é muito bem aceito, muito gostoso e ele é feito do queijo de búfala”.

Queijos feitos com o leite de búfalas na fazenda Capinzal, em Registro (SP) — Foto: Mariane Rossi/g1

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos, o leite da búfala é branquinho porque possui a vitamina A pura, ou seja, já disponível para o organismo absorvê-la mais rápido.

O leite de búfalas é a matéria prima para a elaboração de diversos tipos de queijos. A muçarela de búfala é um queijo fresco, originário da Itália, e é produzido exclusivamente com leite de búfalas. Ela tem menos colesterol que a de vaca. Além disso, o queijo apresenta melhores índices nutritivos de proteínas, vitamina D, B2 e minerais quando comparado aos queijos de vaca.

Pão de queijo de leite de bufala feito na Fazenda Capinzal, em Registro (SP) — Foto: Mariane Rossi/g1

A cozinheira Andréia Aparecida Miranda, que trabalha há anos na Fazenda Capinzal, aprendeu a fazer receitas doces e salgadas com o leite e a muçarela de búfala. Ela ensinou ao g1 um pão de queijo diferente. A massa, leve e macia, e leva tanto o leite como dois queijos de búfala (confira a receita abaixo ou no vídeo no início da reportagem).

  • 100 gramas de polvilho azedo
  • 2 colheres de sopa de óleo de soja
  • 50 ml de leite de búfala
  • 1 ovo
  • Sal a gosto
  • 50 gramas de queijo meia cura
  • 50 gramas de muçarela de búfala

Modo de preparo: Misture o leite, o óleo e o sal gosto. Esquente o leite. Em seguida, derrame no polvilho e misture com as mãos até deixar bem seco. Adicione o ovo, a muçarela de búfala e o queijo meia cura de búfala. Misture com as mãos. Aos poucos, acrescente o restante do leite e sove a massa.

Quando a massa estiver macia e cremosa, molde do tamanho que desejar o pão de queijo. Disponha em uma assadeira e coloque para assar em uma temperatura a 180º C por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Pão de queijo com doce de leite de búfala produzido em fazenda em Registro (SP) — Foto: Mariane Rossi/g1

Hamburguer de carne de búfalo e queijo da búfala, preparado em fazenda em Registro, no interior de São Paulo — Foto: Mariane Rossi/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-abre-50-vagas-para guarda-vidas-temporarios

Prefeitura de Guarujá

Guarujá abre 50 vagas para guarda-vidas temporários

Inscrições começam no dia 28 e os candidatos precisam comparecer a sede do Subgrupamento de Bombeiros Marítimo A Prefeitura de Guarujá abre, nesta quinta-feira (28), o processo seletivo simplificado para a contratação de 50 guarda-vidas temporários. O efetivo vai reforçar a segurança de banhistas na temporada de verão. O trabalho de guarda-vidas temporário terá carga horária de 44 horas semanais, com o salário bruto de R$ 2.579,50. “Para este ano, a […]

today22 de setembro de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%