G1 Mundo

Plano da China pode encerrar guerra, mas Ucrânia e Ocidente não estão prontos para paz, diz Putin

today22 de março de 2023 12

Fundo
share close

O líder russo encontrou-se com o presidente chinês, Xi Jinping, em Moscou para discutir o conflito na Ucrânia e as relações bilaterais entre China e Rússia.

O plano proposto pela China, publicado no mês passado, não exige explicitamente que a Rússia deixe a Ucrânia.

O plano tem 12 pontos e sugere negociações de paz e respeito à soberania nacional — mas não contém propostas específicas.



A Ucrânia insiste que a Rússia se retire de seu território como condição para qualquer conversa — e não há sinal de que a Rússia esteja pronta para fazer isso.

Nesta quarta-feira (22/3), as autoridades apoiadas por Moscou na Crimeia anexada disseram que um ataque de três drones aquáticos à Frota do Mar Negro na Baía de Sebastopol foi repelido sem danos à frota. O relatório não pôde ser confirmado de forma independente.

Na segunda-feira (21/3), explosões em outra parte da Crimeia teriam destruído mísseis russos transportados por ferrovias, segundo autoridades da Ucrânia.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na segunda-feira que estabelecer um cessar-fogo antes da retirada da Rússia seria aceitar a conquista russa na prática.

Em uma coletiva de imprensa conjunta após o término das negociações com Xi, na terça-feira, Putin disse: “Muitos pontos do plano de paz chinês podem ser tomados como base para resolver o conflito na Ucrânia, assim que o Ocidente e Kiev estiverem prontos para isso”.

Mas Putin diz que ainda não viu essa “disposição” do outro lado.

Ao lado do líder russo, Xi disse que seu governo é a favor da paz e do diálogo e que a China está do “lado certo da história”.

Ele novamente afirmou que a China tinha uma “posição imparcial” sobre o conflito na Ucrânia, buscando colocar Pequim como possível agente de negociação de paz.

Putin e Xi também discutiram comércio, energia e laços políticos entre as suas duas nações.

“A China é o principal parceiro de comércio exterior da Rússia“, disse o presidente Putin, prometendo manter e superar o “alto nível” de comércio alcançado no ano passado. Xi deixou a Rússia nesta quarta-feira.

A visita de Xi à Rússia ocorreu dias depois que o Tribunal Penal Internacional emitiu mandado de prisão contra Putin — Foto: BBC

No passado, Xi já disse que China e Rússia são “grandes potências vizinhas e parceiros estratégicos”.

De acordo com a imprensa estatal russa, os dois líderes também:

  • Assinaram dois documentos conjuntos — um detalhando planos para cooperação econômica e outro sobre planos para aprofundar a parceria RússiaChina
  • Chegaram a um acordo sobre um gasoduto planejado na Sibéria para fornecer gás russo à China via Mongólia
  • Concordaram que “nunca deve ser feita” uma guerra nuclear
  • Discutiram sua preocupação com o novo pacto Aukus — um acordo de defesa entre a Austrália, o Reino Unido e os EUA
  • Expressaram preocupação com a crescente presença da aliança militar Otan na Ásia em “questões militares e de segurança”

Há preocupações crescentes no Ocidente de que a China possa fornecer apoio militar à Rússia.

Em Bruxelas, o diretor da Otan, Jens Stoltenberg, disse que sua aliança “não viu nenhuma prova de que a China está entregando armas letais à Rússia“.

Mas ele acrescentou que há “sinais” de que a Rússia solicitou armas e que o pedido está sendo considerado em Pequim.

Uma declaração conjunta divulgada pela China e pela Rússia após a reunião entre os dois líderes disse que a estreita parceria entre os dois países não constitui uma “aliança político-militar”.

As relações “não constituem um bloco, não têm um carácter conflituoso e não são dirigidas contra terceiros países”, acrescentaram.

Putin também aproveitou a coletiva de imprensa para acusar o Ocidente de usar armas com um “componente nuclear” e disse que a Rússia seria “forçada a reagir” se o Reino Unido enviasse projéteis feitos com urânio empobrecido para a Ucrânia.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse que o urânio empobrecido é um “componente padrão” que “não tem nada a ver com armas nucleares”.

Xi foi recebido com grandes honrarias ao chegar ao Kremlin para um segundo dia de negociações na terça-feira.

Ele disse estar “muito feliz” por estar em Moscou e descreveu as conversas com o presidente Putin como “francas, abertas e amigáveis”.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse a Kishida que participará da cúpula do G7 no Japão em maio por meio de um link de vídeo.

Ele disse em entrevista coletiva nesta terça-feira que também pediu à China que se envolvesse nas negociações, mas estava esperando uma resposta.

“Oferecemos à China para se tornar um parceiro na implementação da fórmula da paz”, disse ele. “Nós convidamos vocês para o diálogo, estamos aguardando sua resposta.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-infeccao-mortal-por-fungo-que-se-espalha-pelos-eua

G1 Mundo

A infecção mortal por fungo que se espalha pelos EUA

Os casos nos EUA quase dobraram em 2021: passaram de 756 para 1.471, aponta o relatório da entidade. Pessoas saudáveis não correm risco de ter complicações relacionadas ao fungo Candida auris, mas aquelas com sistema imunológico comprometido ou que usam dispositivos médicos, como ventiladores ou cateteres, podem sofrer com quadros mais graves ou até morrer. Na maioria das infecções diagnosticadas em terras americanas, o fungo era resistente aos tratamentos disponíveis. […]

today22 de março de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%