G1 Santos

Plano Regional de Mobilidade e Logística da Baixada Santista é apresentado em audiência pública

today9 de dezembro de 2022 9

Fundo
share close

A Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) apresentou, nesta quinta-feira (8), em audiência pública em Santos, no litoral de São Paulo, os resultados do Plano Regional de Mobilidade e Logística da Baixada Santista (PRMSL-BS). De acordo com a Agência, o objetivo do documento é esquematizar soluções de problemas para os próximos anos.

De acordo com a Agem, a definição de uma rede integrada do sistema cicloviário foi apontada como uma das ações prioritárias do Plano Regional de Mobilidade Sustentável e Logística da Baixada Santista. A integração do transporte coletivo público e a requalificação viária também foram identificadas como prioridades do plano.

O Plano identificou 15 tipos de ciclovias diferentes na Baixada Santista e propõe padronizar, conectar e fazer uma ciclovia metropolitana, além de melhorar a sinalização e implantar quiosques de apoio.



Sobre o transporte público, a intenção é uniformizar tarifas, melhorar as condições operacionais, corredores de ônibus, melhorias nos pontos de ônibus e reduzir a emissão de gás carbônico.

Para melhorar o tráfego entre as cidades, as conexões secas também foram citadas como a construção de um túnel entre Santos e Guarujá e uma ponte entre Bertioga e Guarujá. O objetivo é acabar os gargalos das travessias de barcas, balsas e passagens de navios.

Baixada Santista tem audiência pública para apresentar plano regional de mobilidade

Baixada Santista tem audiência pública para apresentar plano regional de mobilidade

O PRMSL-BS foi apresentado na Associação Comercial de Santos e é viabilizado por meio de um financiamento do Programa EUROCLIMA+, da União Europeia e em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento –(AFD), sob a coordenação da Agem, segundo a própria Agência.

A Agem informou que o objetivo do plano regional é criar soluções para os problemas de mobilidade na região para os próximos 20 anos, envolvendo diversos aspectos, como transporte coletivo; infraestrutura rodoviária, hidroviária e ferroviária; integração regional; mobilidade a pé e por bicicletas, desigualdades socioespaciais; questões de gênero e raça; sustentabilidade e gestão pública.

Para chegar até a fase de audiência pública, outras etapas aconteceram como processos participativos, definição do plano de trabalho, coleta e análise de dados, definição de objetivos e estratégias para os próximos 20 anos, criação de um plano de ação e financiamento e organização de fóruns metropolitanos e oficinas temáticas.

A apresentação final deve ser feita no início de 2023, quando deverá ser realizado um Pacto Metropolitano pelos gestores dos nove municípios da região. As prefeituras da Baixada Santista devem assinar o plano, para que as ideias saiam do papel e para que os prefeitos possam solicitar verbas para as melhorias na mobilidade.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bazar-de-natal-do-crpi-termina-neste-sabado

Prefeitura de Guarujá

Bazar de Natal do CRPI termina neste sábado

O Centro de Recuperação de Paralisia Infantil e Cerebral de Guarujá (CRPI) , em parceria com a Cacau Show realiza até este sábado (10), o tradicional Bazar de Natal, que teve início no último dia 8. Nele, as pessoas têm a oportunidade de presentear amigos e familiares com a variedade de panetones e chocolates, e ainda  contribuir com o trabalho social realizado pelo CRPI, voltado à reabilitação e inclusão social a […]

today9 de dezembro de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%