Torcedores do AZ Alkmaar em imagem de 24 de abril de 2023 — Foto: Fabrice Coffrini/ AFP
Mais de 150 torcedores de futebol foram presos pela polícia de Amsterdã neste sábado (6), após gritarem canções antissemitas no metrô da capital holandesa. O grupo estava a caminho da Johan Cruijff Arena, para ver a partida entre Ajax e AZ Alkmaar, pelo campeonato nacional.
Segundo comunicado divulgado pela polícia, o grupo foi preso, acusado por insulto coletivo. “Os torcedores foram avisados várias vezes para pararem de cantar. O metrô estava a caminho da Johan Cruijff Arena, mas parou na estação Strandvliet por volta das 19h30 [14h30, no horário de Brasília]. Todos os torcedores que cantaram foram presos”, informou a autoridade holandesa.
A polícia do país não deu mais detalhes sobre a prisão. Os clubes Ajax e AZ Alkmaar também não comentaram o assunto até o momento.
A cidade de Amsterdã tem, em suas raízes, uma forte ligação com a comunidade judaica. Dados da Biblioteca Virtual Judaica, projeto da Empresa Cooperativa Americano-israelense (AICE, na sigla em inglês) – entidade sem fins lucrativos formada para fortalecer o relacionamento entre os Estados Unidos e Israel – apontam que cerca de 140 mil judeus viviam na Holanda em 1940, época da invasão nazista pela Alemanha, respondendo por 1,6% da população total do país.
Essa conexão com a comunidade judaica também se reflete, logicamente, no próprio clube de futebol local. Durante as partidas, por exemplo, é comum ver torcedores do Ajax com bandeiras de Israel ou cantando músicas que exaltam a comunidade – o que é frequentemente usado pelos rivais como forma de provocação.
Publicar comentários (0)