Alguns pontos da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, receberam a iluminação azul para fazer referência à campanha mundial Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. A luz permanecerá ativa nos equipamentos até o dia 30.
Segundo a Prefeitura de Santos, a Fonte do Embaré, em frente à basílica; a Gruta de Santa Sara Kali, na Lagoa da Saudade; a mureta da Praça Guadalajara; a fachada do Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura, e o Viaduto Paulo Gomes Barbosa agora ostentam a cor azul.
As policlínicas estão caracterizadas em azul, além da exposição de cartazes com os temas Violência, Alcoolismo, Tabagismo, Câncer de Próstata e Câncer de Cólon e Reto, que fazem parte da Política Nacional de Saúde do Homem.
Alguns pontos da cidade de Santos receberam a iluminação azul para fazer referência à campanha Novembro Azul — Foto: Prefeitura de Santos
As unidades de saúde de Santos também já têm programação para a Campanha Novembro Azul. Elas oferecem um amplo check-up, de segunda a sexta, das 8h às 16h, além de exames laboratoriais, testes rápidos e aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis, exame de sangue completo.
Às pessoas com mais de 45 anos, é incluído ainda o PSA, que pode indicar a presença de um tumor na próstata. Em caso de valores alterados no resultado, o paciente é encaminhado a um urologista para exames complementares.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta conforme o avanço da idade. Estima-se que a cada 10 pessoas com a doença, 9 tenham mais de 55 anos. Quem tem histórico de câncer de próstata na família também está mais propenso à doença, além das pessoas com sobrepeso e obesidade.
Em 2021, 61 pessoas morreram em Santos por câncer de próstata. Em 2022, foram contabilizados 44 óbitos pela doença. Quando o câncer de próstata apresenta sintomas, os mais comuns são: dificuldade para urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)