G1 Santos

Pontos de Santos são iluminados para lembrar a campanha Novembro Azul

today6 de novembro de 2022 23

Fundo
share close

Alguns pontos da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, receberam a iluminação azul para fazer referência à campanha mundial Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. A luz permanecerá ativa nos equipamentos até o dia 30.

Segundo a Prefeitura de Santos, a Fonte do Embaré, em frente à basílica; a Gruta de Santa Sara Kali, na Lagoa da Saudade; a mureta da Praça Guadalajara; a fachada do Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura, e o Viaduto Paulo Gomes Barbosa agora ostentam a cor azul.

As policlínicas estão caracterizadas em azul, além da exposição de cartazes com os temas Violência, Alcoolismo, Tabagismo, Câncer de Próstata e Câncer de Cólon e Reto, que fazem parte da Política Nacional de Saúde do Homem.



Alguns pontos da cidade de Santos receberam a iluminação azul para fazer referência à campanha Novembro Azul — Foto: Prefeitura de Santos

As unidades de saúde de Santos também já têm programação para a Campanha Novembro Azul. Elas oferecem um amplo check-up, de segunda a sexta, das 8h às 16h, além de exames laboratoriais, testes rápidos e aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis, exame de sangue completo.

Às pessoas com mais de 45 anos, é incluído ainda o PSA, que pode indicar a presença de um tumor na próstata. Em caso de valores alterados no resultado, o paciente é encaminhado a um urologista para exames complementares.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o risco de desenvolver o câncer de próstata aumenta conforme o avanço da idade. Estima-se que a cada 10 pessoas com a doença, 9 tenham mais de 55 anos. Quem tem histórico de câncer de próstata na família também está mais propenso à doença, além das pessoas com sobrepeso e obesidade.

Em 2021, 61 pessoas morreram em Santos por câncer de próstata. Em 2022, foram contabilizados 44 óbitos pela doença. Quando o câncer de próstata apresenta sintomas, os mais comuns são: dificuldade para urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

programa-prospera-familia-abre-mais-de-1,6-mil-vagas-para-cidades-da-baixada-santista

G1 Santos

Programa Prospera Família abre mais de 1,6 mil vagas para cidades da Baixada Santista

Ação oferece cursos e oficinas de empreendedorismo nas áreas de alimentação, beleza e setor administrativo. Programa Prospera Família abre mais de 1,6 mil vagas para cidades da Baixada Santista — Foto: Felipe Magalhães O Programa Prospera Família, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para 1.680 vagas nas cidades de Bertioga (160), Mongaguá (160), Itanhaém (560), São Vicente (400), Santos (320) e Praia […]

today6 de novembro de 2022 28

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%