G1 Mundo

Por que o Brasil é o primeiro país a discursar na Assembleia Geral da ONU

today19 de setembro de 2023 6

Fundo
share close

Desde 1955, representante brasileiro é o primeiro a discursar no evento.


Lula durante discurso na Assembleia-Geral da ONU — Foto: Mary Altaffer/AP



Embora o Brasil tenha aberto edições anteriores do evento, foi só a partir de 1955 que o país se tornou de fato o primeiro orador das Assembleias Gerais. Há muitas teorias que explicam a origem da tradição.

Uma delas afirma que o posto foi dado aos brasileiros como “prêmio de consolação” por ter ficado fora do Conselho de Segurança na ONU. Outra hipótese é a de que, para evitar aumentar a tensão entre Estados Unidos e União Soviética, que já existia à época dos primeiros eventos, o Brasil foi escolhido por ser considerado neutro.

A explicação mais difundida, no entanto, é outra.

“Em tempos muito antigos, quando ninguém queria falar primeiro, o Brasil sempre se oferecia para falar primeiro. E assim ganhou o direito de falar primeiro na Assembleia Geral”, disse Desmond Parker, chefe de protocolo da ONU, à NPR em 2010.

Por conta da tradição, em 2011, a presidente Dilma Rousseff se tornou a primeira mulher na história a fazer o discurso inicial da Assembleia Geral.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sede-da-policia-do-capitolio-dos-eua-foi-desocupada-devido-a-veiculo-suspeito

G1 Mundo

Sede da Polícia do Capitólio dos EUA foi desocupada devido a veículo suspeito

Um cachorro farejou algo em um veículo perto do prédio, e as ruas e três estacionamentos ao redor do edifício ficaram fechados durante mais de duas horas enquanto a polícia investigava. Foto do Senado dos EUA, no Capitólio, em Washington — Foto: J. Scott Applewhite/AP A sede da Polícia do Capitólio dos Estados Unidos foi desocupada e as ruas vizinhas foram fechadas por mais de duas horas nesta terça-feira (19) […]

today19 de setembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%