G1 Mundo

Por que Paris está repleta de lixo

today26 de março de 2023 20

Fundo
share close

O acúmulo de lixo nas ruas da capital francesa vem ocorrendo desde que garis entraram em greve, no início de março, contra mudanças nas regras de aposentadoria.

A greve nacional envolve várias outras categorias e já atingiu aeroportos, escolas e refinarias de petróleo da França. Os trabalhadores protestam contra o aumento da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos defendido pelo governo de Emmanuel Macron.

Para os agentes de limpeza pública, a reforma da Previdência prevê que a idade mínima para a aposentadoria passe de 57 para 59 anos. (Veja abaixo mais detalhes sobre as mudanças nas regras de aposentadoria)



Em alguns desses atos que revelam indignação popular com o plano do governo, manifestantes atearam fogo em pilhas de lixos acumuladas nos dias anteriores.

Acúmulo de lixo nas ruas da capital francesa vem ocorrendo desde que garis entraram em greve contra novas regras de aposentadoria — Foto: STEFANO RELLANDINI/GETTY IMAGES via BBC

A imprensa local aponta que a situação de coleta de lixo tem variado nos diferentes distritos de Paris, já que em algumas áreas a coleta é realizada por empresas privadas.

Os protestos têm se tornado mais violentos, segundo a imprensa francesa, desde que o governo usou um dispositivo especial para aprovar um projeto de lei sem passar pela Assembleia Nacional.

Na quinta-feira (23/3), greves generalizadas levaram a interrupções de transporte em estradas e trens, além de cancelamentos de voos. Nesse dia, mais de 1 milhão de pessoas saíram às ruas em todo o país, segundo dados do Ministério do Interior.

Em Paris, cerca de 120 mil protestaram. E houve confrontos entre policiais e indivíduos mascarados, que quebraram vitrines, vandalizaram o mobiliário urbanos e atacaram um restaurante da rede McDonald’s na capital francesa.

Agora, uma paralisação geral está prevista para terça-feira (28/3).

Protestos têm se tornado mais violentos desde que o governo usou dispositivo para aprovar um projeto de lei sem passar pela Assembleia Nacional — Foto: SAMUEL BOIVIN/NURPHOTO/REX/SHUTTERSTOCK via BBC

Visita do rei Charles 3º adiada

Nesse contexto, a visita do rei Charles 3º à França foi adiada. A viagem a Paris e Bordeaux estava prevista para começar no domingo (26/3).

O Palácio de Buckingham disse que a decisão de adiar a visita de três dias de Charles e Camila, a rainha consorte, se deve à “situação na França”.

“Suas Majestades esperam ansiosamente a oportunidade de visitar a França assim que as datas forem encontradas”, dizia o comunicado.

O presidente Macron disse que telefonou ao rei e que “o bom senso e a amizade levaram-nos a sugerir uma adiamento.” O presidente frances disse que propôs mudar a viagem para o início do verão, “quando as coisas se acalmarem novamente”.

Alvo dos franceses que combatem mudanças nas regras de aposentadoria, Macron foi criticado após retirar o relógio do pulso durante uma entrevista sobre o tema.

Enquanto a equipe dele informou que o relógio foi tirado porque estava fazendo barulho na mesa, os críticos dizem que o relógio é um objeto de luxo que simboliza a falta de contato do presidente com a população. Seus adversários políticos argumentam que ele é um presidente que apoia os ricos.

Houve alegações errôneas de que o relógio valeria até 80 mil euros (R$ 450 mil). Palácio do Eliseu informou à mídia francesa que o presidente estava usando um modelo Bell & Ross BR V1-92, personalizado com um brasão.

Os preços deste relógio na internet, sem personalização, estão entre 1.660 e 3.300 euros (R$ 9,4 mil e 18,6 mil).

Reforma da Previdência na França: o que muda

O principal objetivo da nova lei previdenciária é aumentar gradualmente a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos até 2030. O aumento ocorrerá com base em incrementos de três meses por ano, a partir de setembro de 2023.

A última vez que a idade de aposentadoria na França foi alterada foi em 2010, antes da qual era de 60 anos.

A idade mínima de aposentadoria pelo sistema público de Previdência é menor na França que em outros países da Europa, como Itália (67), Reino Unido (66) e Espanha (65).

A reforma francesa também prevê, para 2027, a exigência de contribuir 43 anos para obter uo benefício, em vez de 42 anos.

Além disso, a nova lei elimina os privilégios de aposentadoria de alguns funcionários do setor público, como os trabalhadores do metrô de Paris.

A resistência à nova lei tornou-se ainda mais forte depois que o governo forçou em 16 de março sua aprovação contornando a Assembleia Nacional – a câmara baixa do Parlamento – onde não tem maioria absoluta.

Macron diz que a reforma da previdência é uma forma “impopular, mas necessária” de garantir o futuro do sistema previdenciário do país.

Segundo o presidente, a medida é crucial para evitar o colapso do generoso sistema previdenciário da França e para garantir que os cidadãos mais jovens não assumam o ônus de financiar as gerações mais velhas.

Os oponentes, no entanto, argumentam que a medida afetará desproporcionalmente os trabalhadores braçais, que têm maior probabilidade de começar a trabalhar em uma idade mais jovem e ter empregos fisicamente mais exigentes do que executivos e profissionais autônomos.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cubanos-vao-as-urnas-para-renovar-a-assembleia-nacional

G1 Mundo

Cubanos vão às urnas para renovar a Assembleia Nacional

Oito milhões de cubanos maiores de 16 anos são convocados para votar nos 470 candidatos a deputados - 263 mulheres e 207 homens - para a Assembleia Nacional do Poder Popular. A maioria dos candidatos pertence ao Partido Comunista de Cuba (PCC), o único partido legal da ilha. Os 23.600 locais de voto abriram às 07h00 locais (08h00 no horário de Brasília) e encerram às 18h00 (19h00 em Brasília). Em […]

today26 de março de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%